O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Bíblia Essência - Gálatas completo




Bíblia Essência - Gálatas cap 1


Paulo, professor enviado, não enviado por homens, nem nomeado por qualquer ser humano, mas por Iesus Christus e pelo Criador, que o reviveu dos mortos,
e todos os irmãos que estão unidos comigo, envio esta carta às igrejas que se reúnem na Galácia:

A todos vcs, graça e paz da parte do Criador, nosso Pai e do Senhor Iesus Christus,
que se entregou voluntariamente pelos nossos erros, para nos resgatar deste atual e perverso sistema mundial, segundo a vontade do nosso Criador e Pai, a quem é merecedor de toda a honra pelos séculos infinitos. Início e Fim!

Estou chocado de que vcs tenham se desviado tão depressa daquele que os chamou pela graça de Christus, para seguirem outro evangelho,
que na verdade, não é O Evangelho. O que acontece é que algumas pessoas estão plantando confusão entre vcs, com o objetivo de corromper o Evangelho de Christus.
Contudo, mesmo que um de nós ou mesmo um mensageiro dos céus ensine a vcs um evangelho diferente do que já ensinamos a vcs, seja considerado maldito!
Da mesma forma que já revelei antes a vcs, declaro uma vez mais: qualquer pessoa que ensinar a vcs, um evangelho diferente daquele que já ensinamos, seja amaldiçoado!

Por acaso, procuro eu agora o elogio dos homens ou a aprovação do Criador? Ou estou tentando ser apenas agradável às pessoas? Se ainda estivesse buscando agradar a homens, não seria escravo de Christus!

Queridos irmãos, quero que saibam que o Evangelho por mim ensinado não é inventado por seres humanos. Porque, não o recebi de pessoa alguma nem me foi ensinado por alguém; ao contrário, eu o recebi diretamente de Iesus Christus por revelação do Criador;

pois já souberam como era o meu procedimento no judaísmo, como persegui violentamente a Igreja do Criador, com a intenção de destrui-la.
E, no judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e agia com extremo rigor em relação às tradições dos meus antepassados.
Apesar disso, O Criador me escolheu desde o ventre da minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, foi então do seu agrado,
revelar o seu Filho em mim, para que eu o ensinasse entre os estrangeiros, parti imediatamente e não pedi aprovação ou ensino de ninguém.
Nem ao menos subi a Jerusalém para me aconselhar com os que já eram professores enviados antes de mim, mas sem me deter, segui rapidamente para a Arábia e depois retornei a Damasco.

Depois de 3 anos, fui a Jerusalém para conhecer a Pedro pessoalmente, e estive com ele durante 15 dias.
Não vi nenhum dos outros Enviados, a não ser Tiago, irmão de Yeshua.
Sobre tudo o que escrevo a vcs, afirmo diante do Criador que não há qualquer palavra mentirosa dita por mim.
Em seguida, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
E, até aquele momento, não era conhecido pessoalmente pelas igrejas de Christus na Judéia.
Eles apenas haviam ouvido a notícia: “Aquele que antes nos perseguia, agora está ensinando a mesma fé que antes procurava destruir”.
E louvavam ao Criador por minha causa.



Bíblia Essência - Gálatas 2 completo


14 anos depois, viajei mais uma vez para Jerusalém, e, nessa viajem, fui acompanhado por Barnabé e também por Tito.
Viajei para lá por causa de uma revelação, e apresentei diante deles o Evangelho que ensino entre os estrangeiros, expondo em particular aos que pareciam ser mais capazes de me dar um retorno, para que não perdesse tempo ou não fizesse esforço inútil.
Mas nem ao menos Tito, que estava comigo em viagem, foi obrigado a cumprir o ritual da circuncisão, muito embora fosse natural da Grécia.
Essa questão foi colocada em pauta devido ao fato de alguns falsos irmãos judeus terem se infiltrado em nosso meio, com a intenção de espionar a liberdade que temos em Iesus Christus e nos diminuir até a condição de escravos.
Contudo, nem por um momento cedemos, ou nos submetemos a eles para que a verdade do Evangelho permanecesse entre vcs.
E aqueles que pareciam ter mais capacidade, ainda que o tenham sido no passado influentes, não fizeram diferença para mim, pois o Criador não julga segundo as aparências humanas. Esses, que pareciam ser muito capazes e importantes, não me acrescentaram nada.
Ao contrário, reconheceram que a mim havia sido confiado o ensino do Evangelho aos estrangeiros, assim como a Pedro aos judeus.
Portanto o Criador, que agiu por meio de Pedro como professor enviados aos judeus; da mesma forma, agiu através de mim para o envio aos estrangeiros.
E quando reconheceram a graça que me havia sido confiada, Tiago, Pedro e João, respeitados como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de união fraternal. E, concordando entre si, ficou estabelecido que nós buscaríamos alunos não judeus, e eles, os alunos judeus.
E nos recomendaram apenas que não nos esquecêssemos de ajudar os pobres, o que também tenho me esforçado por fazer.

Quando, um tempo depois, Pedro chegou a Antioquia, eu o confrontei face a face, porque tomou uma atitude errada.
Porque antes de chegarem alguns da escola de Tiago, ele fazia suas refeições na companhia dos estrangeiros; mas, quando eles chegaram, Pedro foi se afastando até se apartar dos que não eram judeus, apenas por temer aos que defendiam o ritual da circuncisão.
E os outros judeus que criam em Yeshua, da mesma maneira se uniram a ele nessa atitude hipócrita, de modo que até mesmo Barnabé se deixou influenciar.
Porém, assim que percebi que não estavam se comportando de acordo com a verdade do Evangelho, chamei a atenção de Pedro, diante de todos: “Se tu, sendo judeu, vive como sendo estrangeiro, e não conforme a tradição judaica, por que obrigas os estrangeiros a viver como judeus?

Nós, judeus de nascimento e não ‘pecadores como os estrangeiros’,
estamos plenamente conscientes, entretanto, que o ser humano não pode ser salvo pela prática da Religião, mas unicamente por meio da fé em Iesus Christus. Sendo assim, nós também viemos a crer em Christus Iesus a fim de sermos salvos pela fé em Cristo, e de forma alguma pela prática da Religião, porque é certo que por praticar a Religião ninguém será capaz de ser salvo da consequência dos seus erros.



Bíblia Essência - Gálatas 3


Como vcs, Gálatas, são insensatos! Quem enfeitiçou vcs? Ora, não foi diante dos olhos de vcs que Iesus Christus foi exposto como crucificado?
Quero somente isso, que me respondam: Foi por meio da prática da religião que vcs receberam o Espírito Santo, ou pela fé naquilo que ouviram? Estão tão enlouquecidos assim, a ponto de, tendo começado pelo Espírito do Criador, estar desejando agora evoluírem por meio do mero esforço humano?
É possível que tenha sido inútil a vcs, sofrer tudo o que sofreram? Se é que isso foi por nada!
Aquele que dá a todos vcs o seu Espírito, e que realiza milagres entre vcs, será que assim procede pela prática da Religião, ou por meio da fé com a qual vcs receberam a Palavra?

Leve em conta o exemplo de Abraão: “Ele acreditou em Yahweh, e isso lhe foi creditado como justiça”. Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, exatamente estes, é que são filhos de Abraão!
E a Escritura, prevendo que Yahweh iria justificar os estrangeiros pela fé, anunciou com antecedência as boas notícias a Abraão: “Através de ti, todas as nações serão abençoadas”.
Dessa maneira, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem que realmente acreditou.

Pois todos os que são praticantes da religião estão debaixo de maldição. Porquanto está escrito: “Malditos todos aqueles que não são focados em praticar todos os mandamentos escritos no Livro da Religião”.
É, portanto, evidente que diante do Criador ninguém é capaz de ser justificado pela Religião, pois “o justo viverá pela fé”.
A Religião não é fundamentada na fé; ao contrário, “quem praticar esses mandamentos, por eles viverá”.
Foi Christus quem nos redimiu da maldição da Religião quando, a si próprio se tornou maldição em nosso lugar, pois como está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.
Isso aconteceu para que a bênção de Abraão chegasse também aos gentios em Iesus Christus, para que recebêssemos a promessa do Espírito Santo pela fé.

Amados irmãos, eu falarei a vcs em termos simplesmente humanos. Assim, mesmo considerando que um testamento seja feito por mãos humanas, ninguém o poderá anular depois de haver sido ratificado, nem ao menos lhe acrescentar algo.
Desse mesmo modo, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não declara: “E aos seus descendentes”, como se referindo a muitos, mas exclusivamente: “Ao seu descendente”, transmitindo a informação de que se trata de uma só pessoa, isto é, Christus.
Em outras palavras: A Religião, que veio 430 anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida pelo Criador, de maneira que venha a invalidar a promessa.
Porquanto, se a herança provém da Religião já não depende mais da promessa. Yahweh, entregou a herança gratuitamente a Abraão por intermédio da promessa.

Qual era, então, a função da Religião? Ora, a Religião foi acrescentada por causa dos erros graves demais, até que viesse o Descendente a quem se referia a Promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um intermediário.
Entretanto, o intermediário não representa somente um, mas Yahweh é um só.
Sendo assim, pode a Religião ser contrária às promessas de Yahweh? De forma alguma! Pois, se tivesse sido outorgada uma Religião que pudesse conceder vida, com toda a certeza a justiça resultaria da Religião.
Contudo, a Escritura colocou tudo debaixo do erro, para que a promessa fosse concedida aos que acreditam, através da fé em Iesus Christus.

Antes que essa fé chegasse, estávamos sob a custódia da Religião, nela aprisionados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.
Desse modo, a Religião se tornou nosso tutor a fim de nos conduzir a Christus, para que por intermédio da fé fôssemos justificados.
Agora, no entanto, havendo chegado a fé, já não estamos mais sujeitos a esse tutor.

Sem dúvida nenhuma, todos vcs são filhos do Criador por meio da fé que tem em Christus Iesus,
pois todos que foram em Christus batizados, foram revestidos em Christus.
Não há judeu nem estrangeiro, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vcs são um em Christus Iesus.
E, se são de Christus, então, são descendentes de Abraão e plenos herdeiros de acordo com a Promessa.Contudo, se buscando ser salvos em Christus, descobrirmos que nós mesmos somos errantes, será Christus então empregado do Erro? De forma alguma!
Ora, se procuro reconstruir aquilo que já destruí, provo que sou culpado.
Pois, por intermédio da Religião eu morri para a própria Religião, com a intenção de viver unicamente para o Criador.
Fui crucificado em união com Christus. E dessa maneira, já não sou eu quem está vivo, mas Christus está vivo em mim. E essa nova vida que agora vivo no meu corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho do Criador, que me amou e se sacrificou por mim.
Não torno inútil a Graça do Criador; porque se a salvação pudesse ser estabelecida pela Religião, então, Christus teria morrido em vão, sem necessidade!”



Bíblia Essência - Gl 4 completo


Afirmo sem dúvida que, durante todo o tempo em que o herdeiro é menor de idade, ele não tem diferença nenhuma de um escravo, mesmo sendo no futuro, destinado a ser o dono de tudo.
Porém, está debaixo da autoridade de tutores e administradores até o tempo definido por seu pai.
Da mesma maneira nós, quando éramos menores, estávamos debaixo da autoridade de um Sistema que nos mantinha escravos das regras básicas deste mundo.
Até que, no momento em que chegou a plenitude dos tempos, o Criador enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Religião,
para pagar o resgate dos que estavam escravizados pela Religião, para que recebêssemos a adoção que nos torna filhos.
E, porque vcs são filhos, o Criador enviou o Espírito de seu Filho para habitar nos corações de vcs, e ele suplica: “Paizinho!”
Assim fica claro, que vc não és mais escravo, mas filho; e sendo filho, é igualmente herdeiro completo por ordem do Criador.
Antes do tempo atual, quando vc não conhecia ao Criador, vc era escravo daqueles que, por natureza, não são deuses.
Agora, no tempo atual, quando vc já conhece ao Criador, ou para ser mais exato, sendo conhecido por Ele, como é que vc pode ao menos pensar em retornar para esses princípios insignificantes, fracos e pobres, aos quais de novo deseja servir como escravo?
Guardando e santificando religiosamente dias, meses, tempos e anos.
Tenho receio de que eu talvez tenha trabalhado inutilmente para vcs todos.
Vcs me custaram muito irmãos, por isso insisto que vcs se tornem parecidos comigo, da mesma maneira que eu me tornei parecido com vcs.
Em nenhum momento vcs me ofenderam;
mesmo sabendo que foi por causa de uma enfermidade física que preguei a vcs o Evangelho pela primeira vez.
E não desprezaram, nem rejeitaram aquilo que no meu corpo era repugnante para vcs; ao contrário, me receberam como se eu fosse um mensageiro do Criador, como se fosse o próprio Iesus Christus.
Ora, onde está aquela alegria que vcs tinham? Porque, eu mesmo sou testemunha de que, se fosse possível, teriam arrancado os próprios olhos para dar eles a mim.
Será possível que me tornei inimigo de todos vcs apenas por declarar a verdade?
Aqueles que se mostram fazendo tanto esforço para agradar a vcs não estão bem intencionados, mas sua real intenção é isolar vcs, para que sejam coagidos a demonstrar cuidado para com eles.
É muito bom que estejam sempre focados em fazer o bem, e não apenas quando estou presente.
Meus filhos amados, estou sofrendo de novo, como que com dores de parto por sua causa, e isso até que Christus seja completamente formado em vcs.
Eu bem que gostaria de estar pessoalmente com todos vcs, e mudar o tom desse meu discurso, pois estou negativamente surpreso em relação ao comportamento atual de vcs.
Digam-me vcs, os que querem permanecer escravizados pela Religião: Por acaso não tem ouvido com clareza a Regra Religiosa?
Porque está escrito que Abraão teve 2 filhos, um com a mulher escrava e outro com a mulher livre.
O que era filho da mulher escrava nasceu de modo natural, porém o filho da mulher livre nasceu mediante uma promessa.
Pois bem, uso essa história aqui como uma ilustração; pois essas mulheres simbolizam dois acordos, dois pactos ou seja, alianças. Uma aliança tem origem no monte Sinai e pode gerar apenas filhos para a escravidão; esta é Hagar.
Hagar simboliza o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que vive como escrava com os seus filhos.
Entretanto, a Jerusalém espiritual é livre, e esta é a nossa mãe!
Pois está escrito: “Fique alegre, estéril, tu que não dava à luz; explode em gritos de alegria, tu que não passou pela experiência das dores de parto; pois os filhos da mulher desamparada são mais numerosos do que os daquela que tem marido”.

Assim vcs, irmãos, são filhos da Promessa, da mesma forma que é Isaque.
Da mesma forma, assim como naquele tempo o que nasceu de modo natural perseguia o que nasceu de maneira espiritual, até os dias de hoje acontece da mesma maneira. É igual.

Contudo, o que nos revela a Escritura que aconteceu? “Mande embora a mulher escrava e o seu filho, porque o filho da mulher escrava jamais será herdeiro com o filho da mulher livre”.

Está claro, amados irmãos, que não somos filhos da escravidão, mas sim filhos da liberdade!



Bíblia Essência - BPE - Gálatas 5 completo


Foi para sermos de fato livres que Christus nos libertou! Por isso, permaneçam firmes e não se coloquem de novo numa vida de escravidão.Eu, Paulo, garanto a vcs que Christus não terá nenhuma utilidade para vcs, se vcs se entregarem de novo à escravidão da Regra Religiosa.
E outra vez garanto com convicção a todo homem que se permite ser escravo da Religião, que ele, desse modo, fica obrigado a cumprir toda a Regra Religiosa.
Vcs, que procuram ser justos por meio da Regra Religiosa, estão separados de Christus; para vcs a Graça não tem efeito!
Nós, ao contrário, pelo Espírito através da fé, confiamos na justiça que é nossa esperança. Porque em Iesus Christus, nem a Regra Religiosa nem a falta de Regra Religiosa tem valor algum; mas sim a fé que traz resultados pelo amor.

Vcs estavam evoluindo bem! Quem impediu a vcs de obedecer à verdade?
Quem convenceu vcs a agir assim, não tem sua origem naquele que chamou vcs.
Todos sabem que “um pouco de fermento leveda toda a massa”.
Quanto a vcs, estou convencido no Criador de que não pensarei de outra forma. Mas aquele que perturba a vcs, seja quem for, será condenado.
Eu, no entanto, irmãos, se ainda continuo pregando a Regra Religiosa, por qual motivo ainda sou perseguido? Nesse caso, o escândalo do Messias crucificado estaria anulado. Quem me dera se àqueles que estão confundindo vcs, castrassem a si mesmos!

Amados irmãos, vcs foram chamados para serem livres. Apesar disso, não usem a liberdade como desculpa para fazer qualquer coisa que quiserem; antes, sejam escravos uns dos outros através do amor.
Pois toda a Regra Religiosa se resume numa regra só, a saber: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Porém, se vcs se agridem e machucam uns aos outros, cuidado para não serem todos destruídos!
Seguindo o raciocínio, garanto a vcs: Vivam espiritualmente pelo Espírito, e de forma alguma satisfarão as vontades egoístas do Ego! Porque o Ego luta contra o Espírito, e o Espírito, contra o Ego. Eles lutam entre si, para que vcs não consigam cometer os erros que desejam.
Contudo, se vcs são guiados pelo Espírito, já não estão derrotados pela Regra Religiosa.
Ora, as obras do Ego são conhecidas: imoralidade sexual, malícia e promiscuidade sexual;
idolatrias e feitiçarias; ódio, divisões, ciúmes, raiva, egoísmo, debates, partidos e
inveja; alcoolismo, sexo coletivo e tudo que seja parecido com essas perversidades, contra as quais advirto a vcs, como já preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino do Criador!
Entretanto, o resultado de uma vida no Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Regra Religiosa.
Os que pertencem a Iesus Christus crucificaram o Ego, com as suas paixões e os seus desejos.

Se vivemos espiritualmente pelo Espírito, andemos de igual modo sob a orientação do Espírito.
Não nos tornemos arrogantes, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros



Bíblia Essência - Gl 6 completo


Irmãos, se alguém for flagrado cometendo algum ato errado, vcs que são espirituais, devem restaurar essa pessoa com espírito de humildade. Porém, fica atento sobre ti mesmo, para que não seja igualmente seduzido.
Levem as cargas pesadas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a Regra de Christus.
Pois, se alguém se considera importante, não sendo nada, engana a si mesmo.
Mas cada ser humano avalie suas próprias atitudes, e, então, saberão como orgulhar-se de si mesmo, sem viver se comparando com outras pessoas.
Portanto, cada um deve levar seu própria carga pesada.
Aquele que está sendo ensinado na Palavra deve compartilhar tudo o que possui de bom com aquele que o ensina.
Não se enganem: O Criador não aceita que debochem dele. Portanto, tudo o que o ser humano plantar, isso também vai colher!
Pois quem planta para o seu Ego, do Ego vai colher destruição; mas quem planta para o Espírito, do Espírito vai colher a vida que nunca acaba.
E não fiquemos desanimados de fazer o bem, pois, se não desistirmos, vamos colher no tempo certo.
Sendo assim, enquanto temos oportunidades, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé.


Vejam com que letras grandes escrevo eu mesmo a vcs.
Aqueles que desejam ostentar o quanto controlam vcs obrigando a fazer a circuncisão, agem dessa maneira somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Christus.
Ora, nem mesmo os que são circuncidados conseguem cumprir toda a Regra Religiosa; contudo, desejam que vcs sejam circuncidados, para se orgulharem do ritual que impuseram ao corpo de vcs.
Quanto a mim, desejo que eu jamais venha a me orgulhar, a não ser na cruz de nosso Dono Iesus Christus, por intermédio da qual o mundo já foi crucificado para mim, e eu para o mundo.
Não existe, de fato, o menor valor em ser ou não ser circuncidado. O que realmente importa é ser uma nova pessoa.
Paz e misericórdia repousem sobre todos aqueles que andarem conforme essa instrução, e também sobre o Povo do Criador.

Sobre o complemento dos ensinos, ninguém tem competência para questionar o que ensinei, pois trago em meu próprio corpo as marcas de que pertenço a Iesus.

Amados irmãos, que a graça de nosso Senhor Iesus Christus esteja com o espírito de vcs! Início e Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário