O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

domingo, 19 de março de 2017

Nelson Ned - Pequeno gigante da canção!


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nelson Ned
Nelson Ned em show na Virada Cultural de 2008 em São Paulo
Informação geral
Nome completoNelson Ned d'Ávila Pinto
Também conhecido(a) comoO Pequeno Gigante da Canção
Nascimento2 de março de 1947
OrigemUbá, Minas Gerais
PaísBrasil Brasil
Data de morte5 de janeiro de 2014 (66 anos)
Gênero(s)
Instrumento(s)Vocal
Período em atividade19632014
Nelson Ned d'Ávila Pinto (Ubá, 2 de março de 1947Cotia, 5 de janeiro de 2014[1]) foi um cantor, compositor e escritor brasileiro.[2]
Ned foi o primeiro latino-americano a vender 1 milhão de discos nos Estados Unidos, e chegou a se apresentar ao lado de grandes nomes da música romântica internacional, como Julio Iglesias e Tony Bennett.[3]


Biografia[editar | editar código-fonte]

Nelson Ned d’Ávila Pinto nasceu em 2 de março de 1947, em casarão na Rua Coronel Júlio Soares, em Ubá, Minas Gerais. Como a criança não se desenvolvia, foi diagnosticada com displasia espôndilo-epifisária, que o levou a ter apenas 1,12 metro de altura na fase adulta. Seus seis irmãos nasceram sem esse distúrbio, mas os três filhos de Nelson herdaram o nanismo.[4]
Como seus pais gostavam de música, o jovem Nelson logo começou a cantar, ganhando um prêmio em uma rádio de Ubá aos 4 anos. No fim da década de 1950, sua mãe, dona Ned, havia passado no concurso da Coletoria Estadual de Minas Gerais e se mudou com a família para a capital Belo Horizonte. Com apenas 12 anos, Nelson começou a trabalhar como secretário do gerente da fábrica da Lacta, e algum tempo depois sua carreira de cantor ganhava espaço em programas da TV Itacolomi e as rádios Guarani e Inconfidência.[4]
Nos anos 60 começou a se apresentar e gravar discos, inclusive nos países da América Latina, Europa e África, onde é extremamente popular. Com repertório voltado para a música romântica, seus shows atraíam multidões em estádios e teatros.
Nelson Ned, como compositor, já teve canções gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros. O maior sucesso de sua carreira foi a canção Tudo Passará, de 1969, que obteve quarenta regravações, inclusive em versão sertaneja com a dupla João Mineiro & Marciano nos anos 80, que no mesmo disco também gravaram de Nelson o hit Se Eu Pudesse Falar Com Deus.
Ganhou Discos de Ouro no Brasil e no exterior, tendo vendido mais de 45 milhões de discos e tem em sua carreira um feito histórico, se apresentar no Carnegie Hall, em Nova Iorque, feito que se repetiu por 4 vezes com lotação total.[5]
Nos anos 1990, convertido ao Evangelho, iniciou uma bem-sucedida carreira gospel. Logo em seu primeiro CD, Jesus está vivo, de 1993, ganhou disco de ouro com mais de um milhão de cópias vendidas.
Lançou em 1996 a biografia O Pequeno Gigante da Canção, uma referência à sua condição de anão. No livro, ele contou que enfrentou depressão no auge de sua carreira, passou a beber e envolveu-se com drogas.
Sofreu um acidente vascular cerebral em 2003, o que o levou a perder a visão do olho direito. Desde então, morava em uma residência adaptada para suas necessidades em São Paulo.[5] O cantor ainda sofria de diabetes, hipertensão e estaria desenvolvendo mal de Alzheimer.
No dia 24 de dezembro de 2013, passou a viver em uma clínica de repouso na Granja Viana, Cotia, próximo a São Paulo.[6] Poucos dias depois, em 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.[6]
Morreu na manhã de 5 de janeiro de 2014 no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo, devido a complicações de um quadro de pneumonia.[1]

Discografia[editar | editar código-fonte]

[7]
Tipo GravaçãoAnoÁlbumGravadoraMídia
Álbuns de Estúdio1964Um Show em Noventa CentímetrosPolydorLP
1969Tudo PassaráCopacabanaLP
1970Nelson NedCopacabanaLP
1970Eu Também Sou SentimentalCopacabanaLP
1972Nelson NedCopacabanaLP
1973Aos Românticos do MundoCopacabanaLP
1973Papai Noel ExisteCopacabanaLP
1973Nelson Ned Vol. 3CopacabanaLP
1975Meu CiúmeCopacabanaLP
1976O Poder da FéCelestial/CopacabanaLP
1977Nelson NedCopacabanaLP
1979Meu Jeito de AmarCopacabanaLP
1982Perdidamente ApaixonadoHarmony/CBSLP
1984CaprichosoEMI-OdeonLP
1985Ao Meu Novo AmorEMI-OdeonLP
1986O Grande Nelson NedEMI-OdeonLP
1987Passei da ContaEMI-OdeonLP
1990O Poder da Fé Vol. 2CopacabanaLP
1991EnamoradoRGELP
1992Penso em VocêRGELP
1993El Romantico de AméricaMovieplayCD
1994Jesus Te Ama (ABPD: ouro)[8]Continental/EastwestCD
1995Glórias a JesusCD
1997Jesus Está VoltandoCD
2001Jesus é VidaCD
2004Jesus RessuscitouCD
Álbuns de Estúdio (Em Espanhol)1993Jesús Está VivoCD
1998Jesús Te AmaCD
2001Jesucristo Es VidaCD
Mi TestimonioCD
Compactos1963Eu sonhei que tu estavas tão linda/Por Onde Eu Vou/Prelúdio à Volta/Melodias Do CéuPolydorCompacto duplo
1968Tamanho Não É Documento/Me Ensine A Viver Sem VocêChanteclerCompacto simples
1969Um Recado Para Meu Amor/Tamanho não É Documento/Ao Meu Amor (To Sir With Love)/O Riso Que Eu PerdiCopacabanaCompacto simples
1970A Cigana/Vou Me Mudar Para Outra CidadeCopacabanaCompacto simples
1971Todas As Rosas Vermelhas Do Mundo/Daria Tudo Pra Você Estar AquiCopacabanaCompacto simples
1971Eu Duvido/Não Quero Mais Amar (I'll Never Fall In Love Again)/Cada Um de Nós Sabe de Si/Vida Vida VidaCopacabanaCompacto duplo
1972A Bíblia/Esquece Coração EsqueceCopacabanaCompacto simples
1973Eu Fui Feliz E Não Sabia/Faça de Conta Que Você Gosta de Mim/Você Me Abandonou/Você Quer Dançar Comigo Esta ValsaCopacabanaCompacto duplo
1973Não Tenho Culpa de Ser Triste/Por Amar-te Assim (De T'avoir Aimee)/Ninguém Irá Te Amar Mais do Que Eu/Não Precisa VoltarCopacabanaCompacto duplo
1977Apesar De Tudo/Em Cada Irmão Vejo Cristo/Antes Que Seja Tarde/VolteCopacabanaCompacto duplo
1977Lar Doce Lar/It's A Small World/Eu Vou Fazer Você Gostar de MimCopacabanaCompacto simples
1977Em Cada Irmão Vejo Cristo/Só Mesmo Crendo Em DeusCopacabanaCompacto simples
1984Caprichoso/RomânticoEMI-OdeonCompacto simples
1999Tudo Passará/Meu jeito de amarEMICD
Coletâneas1998Seleção de Ouro - 20 Sucessos - Nelson NedCopacabana/EMI MusicCD
Dose Dupla (Nelson Ned)CD
2001Compõe e Canta Para JesusCD
2002Louvor e AdoraçãoCD
2002Canções da Minha FéCD
2003Ao Meu Novo AmorEMI MusicCD
2006Nelson Ned - 2 Em 1CD
2006Warner 30 Anos: Nelson NedCD
2007Nova Série (Nelson Ned)CD

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Nenhum comentário:

Postar um comentário