A primeira vez que vi a Bíblia em espiral na Loja Candelabro no Shopping Norte em São Cristóvão pensei: "Espiral?????????? Argh..." Achei esquisito, parece um cadernão. Extremamente grande. Ruim de carregar. E nem é para sair de casa. Se trata de uma edição para o estudo solitário das Escrituras. Explico:
As Bíblias em espiral no mercado, contém além do texto espiritual, espaços ao lado e abaixo, para anotações e conclusões pessoais sobre a passagem estudada. Sou da velha guarda, e sempre fiz anotações e rascunhos no pouco espaço existente em volta do texto bíblico. E esse novo produto, atende com excelência esse hábito de muitos dos estudantes das Escrituras.
A idéia me lembra, guardadas as devidas proporções, o Talmude. O aspecto gráfico e a proposta fica muito parecida. Quem já viu uma página do Talmude sabe do que estou falando. Estaria nascendo uma tradição talmúdica cristã? Isso é bom? Depende.
O que eu tenho certeza que vai arrepiar os cabelos dos fundamentalistas e ortodoxos cristãos é que as páginas ficam bem rabiscadas, muito coloridas, até mesmo desenhadas. Isso me faz lembrar que as edições impressas da Bíblia em séculos passados tinha rica iconografia e eram lindíssimas obras de arte! Isso estaria voltando? Pelo menos a nível pessoal parece que sim. O puritanismo trouxe a sobriedade do preto e branco predominando as páginas das Escrituras. A moderna geração de hoje devolve as cores e a pessoalidade a mesma.
Como produto gráfico é uma excelente ideia comercial. Parece ser um sucesso de vendas que pegou principalmente o público feminino em cheio. Se isso está fazendo as pessoas estudarem mais as Escrituras, acho ótimo! Se é apenas uma moda que vai passar, nem tanto.
Bíblia em Espiral - Uma proposta
inovadora, moderna e muito útil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário