O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

domingo, 17 de setembro de 2017

Igreja Livre: Ele está voltando! Não duvide!

Hoje pela quarta ou quinta vez eu vi "A Paixão de Cristo" de Mel Gibson. Esse filme foi alvo de polêmicas e teorias da conspiração de todo o tipo. Não é um filme religioso. Não é um filme teológico, embora aborde a ressurreição. É um filme feito parra narrar o mais fielmente possível um fato histórico, um fato que de tão impressionante e relevante, mudou a história do ocidente, e de boa parte do oriente, tanto nos aspectos social, religioso, cultural e espiritual. A vinda e morte de Cristo e também sua ressurreição, impactaram de modo tão grande a história humana, que o calendário ocidental se divide em antes e depois de Cristo. O sofrimento que vemos no filme é incalculável. Açoites, torturas, espancamentos, humilhações, são aplicados sobre a carne inocente de Jesus para pagar o preço demandado por nossos pecados. Os de toda a humanidade. Passados 2 mil anos, que resultado parece ter dado o sacrifício cometido por Jesus? Numa análise superficial podemos dizer: nenhum.        

Vamos relembrar um pouco da história dos seguidores de Cristo após sua ressurreição e ascensão. Até o terceiro século, a igreja se reunia nas casas, ás vezes no pátio do templo em Jerusalém, as vezes em sinagogas, catacumbas, cavernas e áreas verdes. Muitas vezes a igreja de Cristo se reunia em segredo. Compartilhavam orações, refeições, os ensinos de Jesus, que foram transmitidos até o final do primeiro século oralmente pelos discípulos originais de Jesus e pelos discípulos desses discípulos. No século terceiro, o imperador romano Constantino "converteu-se" do paganismo para o evangelho de Cristo. Conversão que na verdade foi o golpe que começou a decadência da igreja cristã. Ali ele contaminou a igreja com o templo centrismo, a mistura de práticas cristãs com rituais pagãos e tornou a igreja de Cristo a religião oficial do império romano. Desde o terceiro século até os dias de hoje a igreja como cresceu em número de fiéis, poder político e social, cultural e temporal. A humilde igreja de Cristo que se reunia em casas e outros lugares humildes agora se reunia em templos luxuosos, cobertos a ouro e pedras preciosas, obras de arte dos maiores gênios da humanidade e se envolveu com todo tipo de comércio da fé e das almas dos incautos. Houve a reforma protestante, e esta pareceu ter recuperado algo da pureza e da singeleza dos primeiros cristãos. Mas ficou longe disso.
Tão longe que hoje vivemos a moda perniciosa dos pastores super stars. Que compram canais de TV. Emissoras de rádio. Que colocam suas fotos e de suas esposas nas fachadas dos templos, como se fossem eles os salvadores de suas congregações. Como se fossem eles que carregaram a cruz, foram pregados no madeiro, morreram e ressuscitaram para comprar a humanidade para si. Nessas empresas(igrejas?) as pessoas dão seus dízimos e ofertas, fazem sacrifícios tolos, dão a sua última moeda, com que propósito? Para ajudarem os pobres, as viúvas e os órfãos? Não! O fazem para ganhar mais dinheiro! Nas agências bancárias celestiais não existe crise. Os negócios vão de vento em popa. O seu deus é o dinheiro. Mamom tomou o lugar de Cristo, sentou no trono, e o sacrificado de Nazaré serve de seu garoto propaganda. Esse é o triste diagnóstico da igreja de Cristo passados dois mil anos. Uma igreja de Cristo, sem Cristo. Desesperador não? Parece que tudo deu errado. Que padeceu Cristo em vão.
Mas isso irmãos e amigos é somente uma análise superficial. O sucesso da missão de Jesus foi completo porque seus objetivos não eram segundo este mundo. Seus alvos eram espirituais e foram plenamente atingidos. Não podem ser quantificados em números ou estatísticas. Não podem ser impedidos pela monetização da igreja. Esses resultados são íntimos, pessoais, transformadores, existenciais mas não são abstratos. A igreja de Cristo avança silenciosamente e até discretamente. E muitos nas fileiras religiosas não acreditam, mas acreditem. Jesus Cristo vai voltar e levar sua igreja. E só Ele sabe quem realmente faz parte dela, não tem carteirinha de membro e nem cadastro on line. E vai voltar como guerreiro, para derrubar para sempre esse sistema que está aí. E acreditem, os templos serão os primeiros monumentos da impiedade a cair. AGUARDEM.    
Importante: Para quem faz questão de bases bíblicas para tudo que foi abordado nesse texto: os 4 evangelhos e o Livro do Apocalipse de João. Releia-os inteiros. Sem pressa e meditando.

Um comentário:

  1. É bem isso! Eu poderia colocar que igreja já é passado. Porque digo isso? Porque JESUS veio instalar a ECLÉSIA. Onde todos sejam um corpo em Cristo e que todos possam ter tudo em comum, para que ninguém seja maior ou melhor que o outro, evitando assim o TER, SER e PODER...

    ResponderExcluir