O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Igreja Livre: Como comecei a reunir com os irmãos fora do Sistema.

Amados, achei por bem prestar a vcs alguns esclarecimentos sobre a minha caminhada com Cristo, desde 1994 para cá até chegar hoje no EQUI Orgânica. Recebi a Cristo em 1994 num grupo caseiro da Comunidade Luterana da Renovação de Cachoeirinha, RS. Fiquei reunindo somente com esses irmãos da reunião caseira por cerca de seis meses, para só então no final daquele ano ser batizado nas águas. Como sempre fui ativo, ainda no primeiro ano me envolvi com trabalhos e departamentos da Comunidade. Já no segundo ano, senti fortemente o chamado para pregar a Palavra. Onde fui encaminhado para estudar teologia no Centro de Treinamento Missionário Betânia, em Camaquã, RS. Lá estudei dois anos e fiz estágio de um ano na cidade de Lagoa Vermelha, na serra gaúcha. Recebi convite da Comunidade Luterana de Vacaria que era responsável pela obra em Lagoa Vermelha, para trabalhar e servir na mesma como líder do grupo de jovens e secretário da congregação. Aceitei o convite, comuniquei o Cetremib e sendo assim não voltei para estudar o quarto ano do curso, não me formando no mesmo. No entanto me formei em teologia no seminário da própria denominação, e depois fui professor do mesmo seminário formando pelo menos duas turmas de obreiros. Antes disso já tinha sido eu ordenado presbítero, com a imposição de mãos do presbitério. Paralelo a isso trabalhava no escritório da Comunidade e era responsável pela pregação e supervisão de algumas comunidades, algumas delas iniciadas por mim, como André da Rocha, Campestre da Serra, Caseiros, São Marcos, a própria Lagoa Vermelha onde estagiei, Bom Jesus, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Esmeralda.       

  Nesse tempo fiz programas de rádio, incontáveis pregações, aulas para o seminário e outros cursos da igreja, além de ajudar ao irmão Idú Prado na tesouraria da mesma. Participei de inúmeros congressos de pastores e reuniões administrativas da igreja. Em Vacaria conheci a mãe de meus filhos e em Vacaria os mesmos nasceram.          

No ano de 2005 todos os meus alicerces se abalaram. É o que acontece quando construímos na areia. Tudo que eu acreditava (igreja, família, política, etc) começou a ruir. Minhas convicções sobre estas instituições se abalaram, mas mantive firme minha fé em Adonai. Tive de rever conceitos, abrir não de algumas regalias oferecidas pelo sistema, e decidi no final de 2005 retornar para Gravataí onde nasci.  Retornei com minha mãe, mulher e filhos para Gravataí. Perdi minha inocência na igreja, voltei totalmente ausente da pureza que eu tinha antes de me envolver com as denominações e com o jogo eclesiástico. Isso que a Comunidade Luterana não era o covil de salteadores que algumas igrejas são. Mas mesmo assim diante de algumas situações pontuais, inclusive sobre a nova visão da igreja decidi me desligar da mesma, passando a congregar em uma congregação batista.
Em janeiro de 2017, decidi fazer um estudo aprofundado do livro de Atos dos Apóstolos, já que me encontrava acamado com uma infecção pulmonar desde antes do natal, embora tenha continuado trabalhando mesmo enfermo. Durante toda a minha caminhada cristã sempre questionei várias situações e procedimentos eclesiásticos que me pareciam não encaixar com a igreja das Escrituras. Até que numa manhã de janeiro de 2017, estudava eu o livro de Atos e orava, quando fui tomado por uma visão em outro lugar. Não sei se foi um sonho, embora estivesse eu sentado, ou se foi um arrebatamento dos sentidos, o fato é que subitamente me vi em pé numa área verde próxima ao parcão de Cachoeirinha observando um grupo de pessoas que se reunia numa área asfaltada daquele lugar. Vi uma toalha de mesa.estendida no chão e sobre ela quilos de alimentos não perecíveis, vi também um irmão que com um violão entoava cânticos. E pequenos grupos de 2, 4 e 6 pessoas que cantavam e oravam juntas espalhadas pelo asfalto aproveitando a sombra das árvores. Todos tinham mochilas as costas e Bíblias e participavam ativamente da reunião em seus pequenos grupos. Vi outro homem em pé  também observando e decidi perguntar a ele se ele sabia do que se tratava aquela reunião.

Perguntei: O que é isso? É alguma reunião de alguma igreja? Ele respondeu: Sim, é uma igreja bem diferente do que VC já ouviu falar. Perguntei: Como assim diferente? Ele respondeu: Eles não constroem, nem alugam, nem compram templos, não cobram dízimos ou ofertas em dinheiro, a única arrecadação está sob a toalha que VC viu e a ceia deles é essa refeição que vão fazer agora. Vi então que aqueles irmãos que já haviam orado, cantado louvores e estudado em seus pequenos grupos a Bíblia se assentaram e repartiram seus lanches uns com os outros. Perguntei: onde eles se reúnem? Ele respondeu: nas casas, áreas verdes, em qualquer lugar, dia e horário que for possível se reunir. Fiquei maravilhado com a resposta. Perguntei: E os alimentos? Os alimentos são distribuídos entre membros da igreja que tem necessidades e outras pessoas pobres. Pensei: É com essa igreja que preciso me reunir.
De repente me vi assentado novamente em meu quarto na minha cama. Pensei: É isso que eu procurava. Continuei estudando diligentemente o livro de Atos. Nunca tinha ouvido falar de uma igreja assim. Achei até que nem existia. E decidi que se não existisse eu iria começar. Cheguei até a planejar como seria e foi quando escrevi o texto "Perguntas e respostas sobre a Igreja Livre". Se eu fosse começar este movimento era assim que iria chamar. Mas uma pergunta me atormentava: quem sou eu para começar qualquer coisa no Reino de Deus? Eu não posso começar nada sozinho. A essa altura eu já tinha o blog nascerdenovo2 e decidi pesquisar se já havia tal igreja se reunindo nas casas. Fiquei muito feliz ao ver que sim, que já existia, que eu não teria de começar nada sozinho. Fiz contato com alguns desses grupos e hoje me reúno com os irmãos da EQUI Orgânica. Estamos no caminho certo. O evangelho puro de Cristo. Amém


4 comentários:

  1. a foto "meramente ilustrativa" do piquenique tem autor e as pessoas retratadas não autorizaram seu uso. por favor, tire-a do ar imediatamente. obrigada, v.paulics

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Amados, sugiro assistirem os videos antes de comentá-los. Julgar um video pelo titulo não é muito sábio... o video é do próprio Akel...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir