O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O que é de Verdade. Meditaçao baseada em Mt 6:1 a 14


Hoje pela manhã um irmão me enviou um vídeo, que eu até já tinha visto de um cidadão, pastor, líder de jovens, sei lá  o quê, que pula e dança freneticamente no que aparentemente é um grupo de jovens de uma congregação... faz coreografias que se vê seguidamente nos programas de tv, fazendo até uns passinhos do Michael Jackson, o moonwalk acho. A galera jovem toda animada, grita, bate palmas, faz "uhuu uhuuu uhuuu". Com certeza está muito animado o ambiente. Parece uma aula de zumba. Só que na aula de zumba todo mundo se movimenta, no templo todo mundo paradinho no lugar por causa das cadeiras. Sem entrar no mérito se o irmão que está dançando é sincero, porque isso só o Pai pode saber, para quem assiste eu pergunto: Qual a diferença disso e um show qualquer? Eu gostaria de gostar de dançar. Sempre tive pavor de danças na verdade. Mas em se tratando de culto a Deus, será que edifica? O irmão que me enviou o vídeo pelo visto gostaria de ser assim. Expansivo, animado e despojado de preocupações com o que os outros vão pensar. Não censuro ele. Eu também gostaria. Aí o irmão disse: " queria eu ter essa disposição e despreendimento pra louvar a Deus". Eu também gostaria. Mas respondi a ele: não sei se eu queria... se isso é a rotina do cara, se ele no quarto dele também é assim com Deus aí sim... aí eu queria... agora se isso acontece só no culto, na frente das pessoas, no palco... honestamente não me faz falta. Tu já reparou como é a disposição dos moveis nos templos? tem um palco, fileiras de cadeiras viradas na direção desse palco, e uma pessoa falando e um grupo grande somente ouvindo. De tudo o que se faz nas reuniões da igreja o que se parece mais com o que os primeiros cristãos faziam é o grupo familiar. Os estudos nas casas. A forma como o culto é, embora a reforma protestante tenha restaurado a teologia, é puro catolicismo, pq a eclesiologia da igreja não foi reformada. Lutero só adaptou a forma católica de cultuar para a forma protestante. 
Desde 1994 quando eu me converti até hoje o que houveram de animadores de auditório que apareceram indo nas igrejas e fazendo campanhas e impressionando as pessoas com a sua "espiritualidade" e hoje estão sumidos, ninguém sabe onde andam, nem se estão vivos ainda. As vezes os cultos evangélicos são um terreno livre pro culto da personalidade, do individuo carismático, que está alí... fazendo um show. Essa dança do irmão não me escandaliza. Já vi coisas piores nas igrejas. Mas também não me impressiona, pq no final das contas só é de verdade o que começa no quarto. Onde ninguém ta vendo e a gente ta sozinho com Deus. Ali se manifesta o que é de verdade. O resto, é show da fé... Acredito piamente que qualquer manifestação exterior, em publico na reunião da Igreja só é genuína se começou antes no quarto. Seja o que for: pregação, ensino, louvor, falar em línguas, etc. Conforme ensina Mt 6, o capitulo todo que fala de manifestações exteriores que só são aceitáveis por Deus e genuínas se são fruto de um coração que na intimidade, que no secreto, busca a Deus. Se for somente exterior aí é só religião, é só show. É para os homens verem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário