Enormes 2025
Palestrante
Álvaro Pestana
Palestra 2
A liderança na igreja: o local da prova!
I Co 12:14-26
A metáfora do Corpo.
A igreja é um corpo espiritual, comparado a um corpo humano para abrir entendimento. Todas as partes precisam de todas as partes. Uma parte precisa da outra. Todas são importantes.
Ef 1: 22,23
Yeshua é a fonte, a origem, temos dependência completa da cabeça. O corpo só funciona direito com a direção da cabeça.
Nesses textos a metáfora do corpo vai contra a cultura da época, que usava a metáfora do corpo como forma hierarquizar a sociedade. Na igreja deve haver igualitarismo. Apesar da diferenças de cada membro do corpo, ele permanece unido pelo Espírito.
Na sociedade aprendemos a não precisar de ninguém, a se garantir sozinhos, pelo menos assim se pensa, sendo que a prática é conflitante, mas na igreja a unidade do Espírito, torna possível a perfeita cooperação entre os membros.
Ef 4:11-16
A igreja é muito mais do que o momento das reuniões. Se manifesta em todas as oportunidades de manifestar a Cristo. Mostrar a Cristo. Ser como Cristo.
Cada irmão, cada irmã dever ser incentivado a descobrir seu lugar no corpo. Como se encaixa no funcionamento do mecanismo orgânico.
As vezes a eficiência cria uma espécie de monopólio. Só um prega. Só um ensina. Só um faz a ceia. Isso não é bom. As vezes isso acontece ou pq ainda não há homens capacitados ou por haver um líder centralizador.
Em I Co 13 a Escritura revela que só o amor torna o uso dos dons na igreja reunida, generoso e equilibrado.
As qualidades e dons descritos no capítulo se desenvolvem em paz, somente quando o amor organiza a reunião da igreja. O mundo ensina a competir. O evangelho ensina a cooperar, ensinar, dar a assistência para que o outro marque o gol. Dar o passe final para que o Cristo brilhe na reunião.
I Co 12:22
Não se deve valorizar só quem presta os serviços da igreja com zelo. Até os membros mais invisíveis do Corpo devem ser lembrados e honrados. Nem deveria haver invisibilidade na igreja.

Nenhum comentário:
Postar um comentário