O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

sábado, 6 de setembro de 2025

Enormes 2025 - Palestra 1




Enormes 2025


Palestrante 


Álvaro Pestana


Palestra 1


A liderança no lar : O Ponto de Partida!

 Em uma pesquisa recente se viu que 70% das mulheres querem casar. Dos homens 80%. Pela primeira vez na história, essa lógica se inverte. O que isso significa, um dia saberemos. Mas é uma mudança social significativa. Porém para liderança na igreja, para a maioria das funções, ser casado é um requisito, por exemplo, para ser presbítero (ancião).


I Tm 3:1-13

Ef 5:21-33


No grego, gramaticalmente, o período sobre a família começa no versículo 21.

 Liderança, no mundo e na denominação, liderar é mandar, comandar. No lar Cristão não. Implica em liderar pelo exemplo. Guiar pelo exemplo é como se lidera na família e na igreja. No mundo se deve se sobrepor ao outro. No ministério cristão e na família cristã, se deve servir, submeter ao outro.

 Vamos aprender a ser obreiros da igreja com 3 personagens: o marido, o pai e o Senhor. 

Verso 31 - Echad - Na tradução hebraica a palavra usada é está. Significa a grosso modo, unanimidade. União perfeita. (Nota minha)

Imperativo para o homem: amar.

Um homem só está para conduzir a igreja, se houver primeiro conduzido a família com o mesmo Espírito que Cristo conduziu os apóstolos. Amor sacrificial, amor que serve.

No amor à esposa e aos filhos eu estou sendo treinado para cuidar e apascentar a igreja. 

Não é aceitável que se seja cruel em casa e amável na congregação.

É necessário cuidar que irmãs não se tornem excessivamente dependentes do presbítero, evangelista, etc. A irmã deve ser orientada a se aproximar das mulheres da congregação. Se deve evitar a aparência e a essência do mal. Isso evita que caiamos.

 Disciplina no grego tem a conotação de mentorear, ensinar, é uma interação cuidadosa e delicada. Longe da imagem que fazemos de liderança. Nossa cultura tem modelos de liderança diferentes dos padrões das Escrituras.

 Ef 6:9


Aprendemos como senhores a conduzir a igreja de modo igualitário. Paulo não tinha poder para abolir a escravatura, que era a norma na sociedade onde ele vivia. Então era necessário que os cristãos que possuíam escravos, os tratassem como irmãos, com a humanidade de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário