O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Vc tem uma Bíblia em casa?



 Parece uma resposta fácil.

Mas não é...

Se vc considerar que possui um exemplar das Escrituras em sua língua, de forma que vc possa entender o que está escrito, vc tem. 

Mas se vc considerar que a Bíblia Original, os manuscritos originais das Escrituras se desfizeram com o tempo, e que as traduções que temos são baseadas em manuscritos bem mais jovens que os originais, e que já passaram por várias revisões de tradução, então vc não tem. 

Na verdade, ninguém no mundo moderno possui uma Bíblia. Se possuir apenas uma edição, uma tradução, afirmo: não possui nenhuma! O estudante sério da Bíblia tem que se esforçar e ter vários exemplares com traduções diferentes em casa. Por um motivo: As traduções estão em grande parte contaminadas pelo viés teológico de quem traduziu.



Se considerarmos o fato de que a palavra grega biblos ou bublos se referia na verdade a qualquer compêndio ou coletânea de livros, sim, temos uma bíblia em casa. Se considerarmos que a ICAR sacralizou a palavra e com o passar dos séculos tornou ela exclusiva para uso religioso, então temos. 

No âmbito do judaísmo cristão, temos uma bíblia composta de escritos do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Os do antigo normalmente são traduzidos da Vulgata ou da Septuaginta. Os escritos do Novo normalmente são traduzidos dos manuscritos dos vários Codex existentes em grego ou aramaico. Sendo que os mais antigos são os de Qunram no Mar Morto. 

Cópias, de cópias, de cópias. 

Se levarmos em conta o sentido original da palavra Bíblia, antes que ela fosse sacralizada, todos os livros antigos de religiões são bíblias. Por isso a ICAR sacralizou e separou a palavra do uso comum. Para que fosse até a Reforma Protestante a detentora da "única e verdadeira Bíblia". Detentora e guardiã da Palavra de Deus.  



Quando a Reforma Protestante fez a bela obra de trazer á Bíblia para o povo, cometeu erros e acertos. Mas independente disso prestou um serviço fantástico à humanidade. Mas como tudo na vida é Dual, essa ação trouxe bons e maus resultados. 

Porque? A pessoa recebe uma edição da Bíblia que foi traduzida por um ser humano, ou por um grupo de seres humanos. Que fez sua tradução baseada em seus estudos de línguas muito antigas e até em desuso nos dias atuais. O hebraico, o aramaico e o grego falados hoje, não são os mesmos dos tempos bíblicos em muitas coisas. A língua evolui. Se transforma. 

Apesar de todo esse aparato, que certamente está eivado de erros e acertos, de modo diria até milagroso a mensagem do Criador Encarnado Iesus Christus foi preservada e chegou até nós. E por misericórdia do Criador é possível nas mal traçadas linhas das Escrituras, encontrar espiritualidade. É possível apesar das traduções mal feitas e até tendenciosas, encontrar a Verdade do Criador. Mas através da Bíblia é possível também enganar e explorar as criaturas. 

A bíblia original foi escrita sem a divisão de capitulos e versiculos. Eles foram acrescentados na Idade Média. E em minha humilde opinião, fazem mais mal do que bem. Veja bem, no Brasil por exemplo, a imensa maioria da população mal conhece sua própria língua. Conhecem bem a versão popular dela. Mas muito pouco da versão clássica ou acadêmica do português. 

E no Brasil tem muitas traduções das Escrituras para o português que são extremamente antigas e arcaicas. E são essas mesmas que são as preferidas dos líderes religiosos. As traduções que seriam mais simples do povo humilde entender são preteridas. A classe religiosa brasileira em grande parte, usa intencionalmente ou não a Bíblia como máquina de dominação e destruição dos seres humanos. 

Quando a Bíblia cai na mão de uma pessoa que está cheia do Espírito do Criador, esta pessoa espalha paz, amor e compreensão. Quando cai na mão de um filho do diabo (EGO), produz morte e destruição. Rouba mata e destrói. 

Na história da humanidade, com a Bíblia na mão já se fez muita coisa boa. Se cuidou de doentes, levou esperança as pessoas em tempos de dor, evoluiu seres humanos para se tornarem à semelhança do Cristo, pessoas com a Bíblia na mão já produziram muito bem entre os seres humanos. Porque as letras de tinta saíram do papel e ficaram impressas no coração e na mente de quem leu. 

Em contrapartida a Bíblia na mão de uma pessoa eivada de ego, usando versículos fora de contexto e sentido produz um potencial de destruição semelhante à bomba atômica. Não é exagero não. Vou fazer uma lista. Se vc tem boa memória vai lembrar de algumas ocorrências históricas ou cotidianas:


Com a Bíblia na mão:

pessoas foram induzidas a suicídios coletivos.

pessoas entregaram todos os seus bens a seus líderes religiosos ficando à mingua.

crimes sexuais foram justificados com "base bíblica".

guerras foram travadas em nome do "Deus verdadeiro".

pessoas são manipuladas por outras pessoas com habilidades homiléticas.

povos e raças foram tratados como de menor importancia e até escravizados.

líderes políticos se elegeram como grandes homens de Deus, e hoje estão e irão para a prisão por crimes comprovadamente cometidos. Homícidios, estupros, estelionatos, etc.

muitos que pregam a Bíblia mostram com suas ações que nem ao menos acreditam que o Criador exista de verdade...

Vou parar por aqui, pq é deprimente. 

E para concluir vou repetir a pergunta e acrescentar uma nova:

Vc tem uma Bíblia em casa?

Seja sincero consigo mesmo: Ler e estudar a Bíblia fez de vc uma pessoa melhor ou pior?

Boa meditação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário