Versos 1-4: Compreendo que aqui temos um exemplo claro de condução divina aliada ao uso da livre vontade humana. Sansão decidiu, mas no final era a vontade de Elohim que ele fazia. Afinal: Temos livre arbítrio? Ou será que ele é uma ilusão que pensamos existir?
Versos 5-6: Existe alguma limitação para o Espírito de Yahweh? Sansão foi dotado de extrema força física para cumprir sua missão. Será que Yehovah faria algo semelhante nos dias de hoje se fosse necessário?
Versos 7-9: Sansão aqui quebrou duas regras do nazireado: tocou em um cadáver e comeu mel. A despeito disso Elohim o usou para cumprir sua vontade. Sansão era precipitado e cheio de erros. Será que isso significa que Elohim tolera os erros dos seus escolhidos? Se sim, existe limites para essa tolerância? Ou Ele cumpre sua vontade apesar de nossos erros? Muita coisa para pensar.
Versos 10-20: A vida de Sansão tem momentos muito complexos e sensíveis. Como entender tudo isso? Que Yahweh o dotou de força descomunal é fato. Diante disso questiono: Elohim aprovou o que Sansão fez? Ou talvez sabia que ele ia fazer isso e usou esse conhecimento prévio para atingir seu objetivo? Estaria Elohim apenas fazendo de Sansão sua ferramenta de punição para as crueldades cometidas pelos Filisteus? Será que em alguns momentos, Yehovah usa pessoas dotadas de poder para punir os maus? Possibilidades e questões de grande complexidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário