O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

terça-feira, 17 de abril de 2018

Igreja livre: Sejam praticantes!



Amados, em Tg 1 o irmão Tiago, um dos líderes da igreja em Jerusalém fala as igrejas do mundo inteiro instruindo sobre a conduta da vida cristã. O que ele fala se aplica aos cristãos do mundo todo, independente de quaisquer fatores. Sejam eles culturais, sociais ou econômicos. Lembrando que esta carta foi escrita e copiada várias vezes para que cada igreja da época tivesse sua cópia. Sendo que na época não existia ainda o catolicismo romano nem as demais denominações protestantes. As igrejas eram locais, e os escritores neotestamentários se referem a elas pelo nome de suas cidades. Ainda não existiam templos cristãos e as reuniões eram simples, caseiras e sem liturgias.
  Os assuntos abordados por Tiago no cap primeiro são específicos e parecem indicar qual deveria ser a conduta dos cristãos em todos os lugares.
Dos versículos 2 a 8, o apóstolo falam da perseverança produzida ao superarmos as aflições da vida. As aflições pelas quais passamos se forem combatidas com fé e sabedoria dados por Deus produzirão bom fruto para nosso crescimento e evolução espirituais. São o crivo de Deus em nossa vida.

Dos versículos 9 a 11 aborda a questão financeira da vida do cristão. Ser pobre é uma condição que não nos impede de crescer na fé. Se pudermos melhorar de vida sejamos gratos. No entanto quem é rico se perder parte de sua riqueza não deve se entristecer nem murmurar. O destino da riqueza é perecer. Mensagem dura para dias de teologia da prosperidade. Mensagem que obviamente não é pregada nas denominações, nem estimulada a leitura.
  Dos versículos 12 a 18 o apóstolo fala das tentações, que por meio dos nossos desejos, dão a luz ao pecado e á morte. Em oposição a isso tudo o que recebemos de bom vem do Senhor.
  E finalmente, dos versículos 19 a 27 o apóstolo nos chama a praticar o que o evangelho nos ensina, com diligência. O versículo 25 sintetiza: "O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade ás pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo que essa pessoa fizer."

Logo depois fala da importância de controlarmos nossa língua e o que dizemos. Quem não controla a língua, vive uma prática religiosa inútil. Dura mensagem em tempos de liberdade total de expressão. E no versículo 27 o apóstolo esclarece o que Deus considera mais importante: ajudar aos pobres, aqui citados na pessoa dos órfãos e das viúvas, que eram as pessoas mais desassistidas da época e não se contaminar com a maldade do mundo. Hoje em dia a carta de Tiago é uma das cartas menos lida e ensinada nas denominações. Afinal ela condena duramente suas práticas. O "evangelho" materialista de hoje, não encontra aprovação na carta de Tiago. Ouçamos a carta irmãos.

4 comentários:

  1. As vezes o materialista nos afasta de Deus.Temos que ser gratos a Deus pois tudo que temos foi nos dado por sua graça.

    ResponderExcluir
  2. A mensagem de Tiago é direta e objetiva. Diferente das epístolas de Paulo, Pedro e João, a carta de Tiago não inclui saudações pessoais. As exortações começam no segundo versículo e continuam até o último.

    Os temas abordados nos cinco capítulos de Tiago são diversos, todos focando a importância de viver conforme a fé:

    Capítulo 1 enfatiza as atitudes certas diante de provações e tentações e chama os leitores a serem praticantes, e não apenas ouvintes, da palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Lindo trabalho Ceroni, continue na tua visao.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, e dizer que não queriam este livro tao importante da Bíblia.

    ResponderExcluir