Palestrante
Lucas Magalhães
Ap 2:18-29
Tiatira
A carta para Tiatira é a mais longa. O seu problema é Jezabel. É preciso entender a raiz do problema: O que levou vários cristãos a segui-la?
O remédio para este problema é a subordinação a autoridade de Jesus.
Tiatira era uma cidade importante pelo seu comércio, sindicatos, e o grande número de povos que passavam por alí.
Eles misturavam frequentemente, comércio e religião. Grandes banquetes com carne oferecida a ídolos. E a havia também a prostituição cultual. Cristãos que se afastaram desses costumes foram boicotados, por não participarem desses eventos feitos para agradarem ou acalmarem os deuses.
Era uma segregação religiosa com efeitos sociais e financeiros. Uma parcela dessa igreja passou a viver as duas coisas: o evangelho e os costumes locais. Viveram um sincretismo. De alguma forma Jezabel convenceu a eles que isso era aceitável a Yahweh.
Eles desceram tão baixo, a ponto de buscar sabedoria nas "profundezas de satanás".
Fazer concessões para ser aceito na sociedade, é um jogo extremamente perigoso. Assim como Jezabel de Acabe prejudicou muito o povo de Deus, esta profetiza tipificada como Jezabel também corrompeu parte dessa igreja.
A autoridade de Jesus é a resposta pro problema. Quando Jesus é o centro de tudo e tudo é por Ele, por meio D'ele e para Ele, as palavras de Jezabel perdem o poder de sedução.
O cristianismo de Jezabel é um cristianismo que se adapta aos valores do Sistema do mundo. E esse não é o evangelho de Cristo.
Os princípios de Cristo não são relativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário