O Mensageiro Gabriel fala com Maria.
III
1. Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Yahweh a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, para que visitasse uma virgem, noiva de um homem chamado José, da casa de Davi. E o nome da virgem era Maria.
2. E entrando o anjo onde ela estava, disse a ela: Salve, muito agraciada. O Criador está contigo e entre todas as mulheres tu és bendita.
3. Mas ela quando o viu, ficou muito temerosa com aquelas palavras e tentava entender o que significava aquela saudação.
4. Então o anjo lhe disse: Maria, não tenha medo. Vc achou Graça diante do Criador.
5. Eis que conceberá em teu ventre, e terás um filho, e colocarás n'Ele o nome Yeshua. Ele será grande, e será chamado Filho do Deus altíssimo, e Yahweh dará a Ele o trono de Davi, seu pai. E reinará para sempre a casa de Jacó e seu Reino jamais terá fim.
6. Então Maria perguntou: Como isso é possível? Nunca me deitei com homem.
7. O anjo respondendo a ela disse: o Espírito de Yahweh virá sobre ti. E a virtude do Altíssimo te cobrirá, por isso o que nascerá de teu ventre será chamado Filho de Yahweh. Veja que tua parenta Isabel também concebeu um filho, apesar de ser velha, e está no sexto mês de sua gravidez. Ela que era conhecida por ser estéril, pq para o Criador, nada é impossível.
8. Então Maria disse: aqui está a escrava de Yahweh. Seja feito em mim o que tu disseste. E o anjo partiu de diante dela.
9. Naqueles dias, Maria levantou e subiu a montanha com pressa, a uma cidade de Judá e entrou na casa de Zacarias e saudou a Isabel.
10. E aconteceu que quando Isabel ouviu a voz de Maria, o bebê saltou em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito de Santidade.
12. Então Maria disse: Minha alma engrandeça a Yahweh, meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Pq olhou a humildade de sua escrava, e eis que, desde agora, serei chamada de bem aventurada por todas as gerações, pq o Criador Onipotente fez grandes coisas por mim. O seu nome é Santo, e a sua misericórdia alcança os que o temem de geração a geração. Ele fez coisas valentes com seu braço, e excluiu os soberbos dos pensamentos do seu coração, separou os poderosos dos seus tronos, e levantou os humildes, esvaziou o poder dos ricos, e recebeu a seu escravo Israel, lembrando de ter misericórdia, como falou a Abraão e a seus descendentes para sempre.
13. E Maria ficou ali com Isabel por 3 meses e depois voltou para casa.
Nascimento de João, o Batista.
IV.
1. E a Isabel se cumpriu o tempo do parto e deu à luz um filho.
2. E ouviram seus vizinhos e parentes que o Criador havia tido com ela grande misericórdia, e se alegraram no mais alto grau.
3. E aconteceu que no dia 8, vieram circuncidar o menino, e o chamavam pelo nome do seu pai, Zacarias.
4. E respondeu sua mãe dizendo: Não, será João o nome dele.
5. E advertiram a ela: Pq? Ninguém em tua parentela tem esse nome.
6. E falaram por sinais com seu pai, para que dissesse como deveria se chamar o filho.
7. E pedindo uma tabuleta, escreveu nela: João é seu nome. E todos ficaram impressionados.
8. E logo foram abertas sua boca e sua língua, e falou bendizendo a Deus.
9. E recaiu grande temor sobre seus parentes e os vizinhos deles, e em todas as montanhas de Judá foram divulgadas aquelas coisas.
10. E todos os que as ouviam conservavam em seus corações, dizendo: Quem será esse menino? E a mão de Deus estava com ele.
11. E Zacarias, seu pai, foi preenchido pelo Espírito de Santidade, e profetizou dizendo: Bendito seja Yehovah , Deus de Israel, que visitou e redimiu seu povo, e que lançou um corpo de salvação na casa de seu escravo Davi. Que falou pela boca de seus Santos profetas, que foram desde o princípio, e nos salvou de nossos inimigos, e pesou sua mão sobre todos que nos aborreceram. E fez misericórdia com seus pais, e se lembrou de seu Santo Acordo, do juramento que fez a Abraão, que nos havia de dar,
E que sem temor nos livrou de nossos inimigos, que o sirvamos em Santidade e justiça, diante Dele todos os nossos dias.
E tu menino, será chamado profeta do Altíssimo, pq irá diante da face de Yehovah, para endireitar suas estradas, dando conhecimento saudável ao povo, para o perdão dos seus pecados, pelas misericordiosas entranhas de Deus, com que nos visitou do alto oriente, para dar Luz aos que habitam em trevas e sombras de morte, e para encaminhar nossos pés em uma estrada de paz.
12. E o menino crescia, e se fortalecia em espirito, e habitava no deserto até o dia em que se manifestou a Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário