O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O fascinio da pregação pentecostal!

Fábio Viana
(LEIA TUDO, dando valor a cada palavra)
😢 Antes, eu ficava demasiadamente entusiasmado com a Pregação Pentecostal. Por quê?
Ah! Porque considerava lindo demais da conta, sô!
Contemplar toda aquela articulação da fala com uma excelente oratória, somados com gritos e línguas estranhas, com conteúdos sistematizados, com seus CHAVÕES, principalmente, oriundo de pregadores de fama, de renome... Nossa! Era o auge! Era o poder de Deus! Unção! (ironia)
Pois bem...
Tudo isso tem como base uma Fonte Pagã da Cultura Grega que deu origem a ORATÓRIA ou RETÓRICA GREGA, que por sua vez, foi introduzida, inserida, no objetivo de aperfeiçoar a pregação, dando origem aos SERMÕES CRISTÃOS. Qual o problema ou a dificuldade nisto? Afinal de contas, é para aprimorar a pregação, não é mesmo?
Os SOFISTAS inventaram a Retórica (a arte de falar persuasivamente), que vem desde o século V a.C. Eles cobravam, ou seja, exigiam pagamentos daqueles que estavam interessados em ouvi-los. ► Ops! Isso não lembra algo? Reflita, por favor!
Vamos lá! Os Sofistas eram certeiros, experientes em:
1) Apelos Emocionais
2) Aparência Física (se vestiam muito bem, tinham roupas especiais para o momento do discurso)
3) Linguagem polida, para conseguirem vender a "ideia"
4) Viajavam de um canto ao outro para proferirem seus discursos.
5) Ganhavam muito dinheiro com esta atividade
6) Tinham por costume, primeiramente, antes de discursarem, sentarem numa plataforma ou assento profissional, pois gostavam de se destacarem
7) Se a mensagem era bem recebida, alguns começavam a dizer, que tal discurso foi inspirado
8) O manejo na tonalidade da voz
9) Recebiam valores por seus discursos
☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️
 Observem bem, TODOS os tópicos acima... Tudo isso não lembra e muito dos PREGADORES MODERNOS?
Mais tarde, o filósofo grego, Aristóteles, resolveu realizar uma modificação maior na retórica, e fez uma inserção, agregando três pontos na mensagem, a saber, 'Princípio, Meio e Fim'. E oradores gregos, por sua vez, implementaram em seus discursos.
A partir do século III, quando o Imperador Romano Constantino deu origem ao Clero/Hierarquias cristãs, e a Igreja passou a ser uma INSTITUIÇÃO... Oradores pagãos começaram a ser tornarem cristãos, consequentemente, trazendo consigo, filosofias pagãs e as suas técnicas de retóricas, tornando eles, posteriormente, os chamados 'Pais da Igreja'.
🚨 Sendo assim, o conceito do ORADOR PROFISSIONAL TREINADO para proferir discursos ou sermões, MEDIANTE PAGAMENTOS, repito, MEDIANTE PAGAMENTOS, passou fazer parte da Comunidade Cristã Institucional.
😉👉 MUITO IMPORTANTE!
A iniciativa de pagar ou remunerar o Orador veio da Grécia. Pois diferente dos Rabinos Judaicos que tinham por costume, se especializarem numa profissão, à um trabalho, para NÃO COBRAREM, ou NÃO RECEBEREM NENHUM VALOR, pelos seus ensinamentos.
E a grande maioria destes pregadores atuais, sejam Iniciantes ou Renomados, ficam na expectativa de receberem o CACHÊ (a sua recompensa) no final do culto, ou até mesmo, pagos anteriormente, alegando eles que, se trata de uma ajuda, pois digno é o obreiro do seu salário (uma interpretação equívoca). UMA DESGRAÇA! Se tornaram palestrantes experientes. Inclusive, pregadores de alto prestígio, que estão num patamar considerável, e que ganham muito bem, tendo um vida financeira, material, mais tranquila.
E por conta disto, é aonde reside por parte de JOVENS PENTECOSTAIS, iniciantes na pregação, uma enorme expectativa de se darem bem, conseguirem prestígio, reconhecimento, pregarem num evento de grande pompa, para se destacarem na VITRINE, aumentando a sua agenda de convites. E consequentemente, o valor estipulado e as vendas de seus materiais, CD's, Livros e DVD's...  O Salvador e os Apóstolos condenaram tudo isso! ► É O MATERIALISMO DE CALVINO.
🙄 Qual a minha motivação neste post?
A RETÓRICA GREGA, arrancou, esmiuçou a SIMPLICIDADE da Pregação do Evangelho, PROFISSIONALIZANDO. Sim! PROFISSIONALIZOU!
No meio Pentecostal e Neo-Pentecostal, por exemplo, para quem vai pregar ou é convidado para proferir um sermão... É uma preocupação latente, principalmente, para quem está iniciando, porque tem que fazer um sermão, seguindo a linha do 'Começo, Meio e Fim. Tem que ter um conteúdo todo articulado, para PRENDER A ATENÇÃO DA IGREJA. Então, é um desafio enorme e medonho, ou seja, complicou. E dentro deste contexto, se espera MUITO deste pregador(a).
🚨 Com a Retórica Grega, transmite a impressão ou a sensação que o pregador, está com "UNÇÃO", com "PODER"... Isso é ilusão, técnica desenvolvida... É um engano!
🙏 VOLTEMOS AOS MOLDES DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO! 🙏
Por Fábio Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário