O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Igreja Livre: Ou a Lei ou Cristo! Qual VC escolhe?

Ainda no primeiro século da igreja cristã, começou o flagelo que persegue a igreja até hoje: a mistura entre o evangelho de Cristo e o judaísmo. Desde os acontecimentos de Atos dos Apóstolos até os dias de hoje sempre tem alguém tentando aplicar noções da Lei de Moisés ao Evangelho. Isso é tão grave que o apóstolo Paulo chama de "um outro evangelho". A carta aos gálatas contém exortações do apóstolo dos gentios para que se guardem dessa mistura. Por um motivo central e único: a Lei e a graça são excludentes. Não se misturam. O ser humano tem de escolher entre um e outro. Paulo diz coisas importantes para a defesa do Evangelho: dos versículos 6 a 10 o apóstolo declara com veemência que quem prega um evangelho sem a graça de Cristo é maldito e diz isso com todas as letras nos versículos 8 e 9.  Logo a seguir o apóstolo relembra sua trajetória até o presente momento da carta. No início do cap. 2, Paulo narra o primeiro problema que teve com a igreja de Jerusalém composta em grande parte por judeus convertidos: a circuncisão. Ele levou consigo Tito que sendo grego não era circuncidado. Pois bem. O zelo dos judeus pela forma religiosa da Lei era tanta que eles queriam circuncidar Tito. Paulo não aceitou e diz no versículo 5 que em nenhum momento cedeu para que tivéssemos o verdadeiro evangelho da graça de Cristo. Paulo teve até mesmo uma discordância séria com Pedro, pois o mesmo com os estrangeiros era um e com os judeus ficava constrangido e dissimulava. Por fim no versículo 16 do cap. 2 ele diz bem claramente: somos aceitos por Deus pela fé no Messias e não por fazer o que a lei manda. A lei apenas mostra a doença da humanidade, diagnostica o problema (o pecado), mas somente crer em Cristo traz a cura. No versículo 21 Paulo diz com todas as letras: se Deus aceitasse as pessoas por guardar a Lei a morte de Cristo teria sido em vão.

Todos são salvos unicamente pela fé. Judeus ou estrangeiros. No cap 3 Paulo censura a loucura dos gálatas e pergunta: vcs receberam o Espírito Santo por guardar a Lei ou por crer no Messias? Versículo 2. No versículo 10 o apóstolo revela que quem tenta se salvar por cumprir a Lei está debaixo de maldição. Ele mostra também que a promessa feita a Abraão não é anulada pela Lei e se cumpre na pessoa de Jesus Cristo. A partir do versículo 21 até o cap 4 no verso 7 Paulo mostra a função da Lei: conduzir os pecadores ao Messias para que sejam salvos. A partir dali até o versículo 20 Paulo expressa sua preocupação com os gálatas que estão apoiando sua salvação no cumprimento da Lei. E faz uma nova comparação: cumprir a Lei é ser filho de Ágar (escravo). Viver o evangelho é ser filho de Sara (ser livre).

No cap 5 verso 1 diz: Cristo nos libertou para que sejamos livres! Por isso continuemos livres. E diz porque não circuncidou Tito: quem se circuncida se torna escravo da Lei, pois tem de guardar toda ela. No verso 13 do cap 5 no entanto o apóstolo alerta: não deixem que por causa da liberdade a natureza humana domine vocês. Para não ser dominado pela natureza humana temos de viver em amor. O fato da Lei de Moisés não salvar não é motivo para vivermos pela carne. Ambos, o Espírito de Deus e a carne são opostos e travam uma luta no interior do ser humano. Nos versículos 19 e 20 ele enumera o fruto da carne. E nos versículos 22 a 23 ele fala do fruto que o Espírito de Deus produz em nós quando nos submetemos a Ele. Crucificamos com Cristo nossa natureza pecaminosa. E finalmente no cap 6 o apóstolo fala que devemos corrigir o irmão que pecar com humildade e mansidão. Que devemos cuidar de nós mesmos para com Deus, sabendo que o que plantarmos na carne ou no Espírito, isso colheremos. E no verso 10 diz: não nos cansemos de fazer o bem, principalmente aos irmãos na fé. Após, dá últimos conselhos a igreja e termina com a bênção. Até os dias de hoje vemos comportamentos judaizantes na igreja. Comportamentos de condenação e censura ao próximo. Nos livremos deles e sejamos livres. Amém.

3 comentários:

  1. O texto se contradiz, não devemos obedecer a lei pois fomos salvos e depois diz que a função da Lei é mostrar o pecado. Mas então qual é a relação entre a Lei e a Graça?

    Primeiro é necessário entender o que significa a palavra lei na bíblia, pode tanto significar uma ordem de Deus, os 5 primeiros livros da bíblia, as leis cerimoniais de sacrifícios ou circuncisão, a lei moral dos dez mandamentos. Para isso tem que entender sempre o contexto, principalmente das cartas paulinas. Realmente ninguém será salvo por guardar a lei, ou qualquer um dos mandamentos, a salvação é unicamente pela graça de Jesus e ponto final. Porém após salvo, o cristão sofre uma mudança de ruma e então ele passa a obedecer a Deus ou seja, ele passa a guardar a Lei. Fulano era assassino, não mata mais. Adorava imagens, parou. Isso quer dizer, pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado (Rm 3:20) isso por que pecado é a transgressão da Lei ( I João 3:4 NVI ). A questão dos gálatas era realmente a tentativa de conseguir méritos pela obediência, inclusive nas leis cerimoniais como a circuncisão, alimentos sacrificados a ídolos e dias de festas. Mas em nenhuma parte da bíblia a Lei de Deus foi abolida por Cristo, Ele veio cumprir (colocar em ação) a lei ( MT 5:17) e até que o céu e a terra passe jamais mudara alguma coisa dali. Mas ouve a abolição pela substituição , o cordeiro que era morto não precisava mais, Cristo o substituiu e a circuncisão veio o batismo. Mas a Lei dos Dez mandamentos nem de longe pode ser abolida ou mudada, o único que tem a intenção de mudar a Lei é o anticristo (Daniel 7:25). Portanto a Lei (Justiça) e a Graça (Misericórdia) não são excludentes mas antes são unidas, uma aponta o pecado e a outra salva. Inclusive, no juízo de Deus, todos serão julgados pelas suas obras e a Lei utilizada será os dez mandamentos. Tiago 2:12, e se ler antes verá que se deixar um só ponto para traz torna-se culpado de todos. Toda alma salva obedece, nao para ser salvo mas por que ja foi salvo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Belarmino: O texto se refere a "obras da Lei". compreendo que se refere ao ritualismo, não à moralidade. O ritualismo foi abolido na cruz. Totalmente.

    ResponderExcluir