Os próximos 3 caps de Lucas, a partir do 8 vão falar bastante desse tema. Por isso decidi trazer este tema.
É um texto gerado por IA mas está bem coerente com o que pesquisei sobre o tema.
É importante entendermos a diferença entre daimon e daimonion. Ambos no grego.
Nos tempos de Jesus a crença da população era que os espíritos dos nephilins eram os espíritos que possuíam as pessoas. Eles eram híbridos entre anjos e humanos e por isso podem invadir o corpo humano. Eles sentem falta de ter corpo e fazer coisas da carne(sexo, comida, bebida, entorpecentes... Etc) por isso podem possuir pessoas que os invocam.
Na crença vejo a seguinte coerência: anjo caído não pode invadir corpo humano pq não faz conexão. Por exemplo: os anjos que se rebelaram com Satanás e o próprio Satanás não podem possuir ninguém. Não podem entrar em corpo humano. Quem possui os humanos são os espíritos dos nephilins, que são meio humanos. Segundo a crença judaica da época, os nephilins após morrerem não pertencem nem ao céu, pq não são puramente humanos e não podem se arrepender. O Reino de Deus é para seres humanos e celestiais. Eles são híbridos e não são aceitos. Também não são aceitos no inferno, pq o mesmo é para os anjos caídos e para os seres humanos que não recebem o Cristo. Então estão presos à terra, querendo voltar a viver as emoções humanas. Prazer, sabores, cheiros, etc.
Vale a pena fazer a pesquisa. Na época de Cristo, havia uma tradição rabinica de exorcistas desde os tempos de Salomão. Era um longo ritual.
Por isso todos se impressionam pq Jesus expulsava os demônios com simples palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário