O túmulo está vazio, pois o Redentor vivo para sempre está!!!!!!!!

domingo, 9 de abril de 2017

O que é uma igreja orgânica


Uma igreja orgânica ou neotestamentária é uma comunidade não institucionalizada de discípulos de Jesus que moram em um determinado bairro, microrregião ou cidade; pessoas que nasceram de novo pela fé em Jesus -- o Messias -- e que se reúnem frequentemente para edificarem-se mutuamente na fé, servir uns aos outros e aos necessitados, comerem juntos, ter comunhão e adorar a Deus coletivamente. Procuram vivenciar a igreja conforme os princípios e as práticas do Novo Testamento. O nome “orgânica” vem de organismo, corpo. A igreja é o corpo de Cristo, sua expressão visível na terra. A igreja de Jesus é constituída por pessoas, e não por uma instituição.
As igrejas orgânicas se reúnem principalmente em alguns lares dos seus membros, mas também se encontram e reúnem em diversos outros lugares e ambientes. Geralmente possuem 10 a 20 participantes (incluindo crianças). Quando crescem e não comportam mais em um lar típico (casa ou apartamento), elas se dividem (ou se multiplicam) em dois ou mais grupos. Algumas igrejas se reúnem periodicamente com outras igrejas da cidade, realizando reuniões maiores. Cada igreja local é independente e não há uma organização, denominação ou convenção que coordene as diversas igrejas nos lares.
Nas reuniões das igrejas neotestamentárias incentiva-se a participação de todos, com base principalmente em 1 Cor. 14.26. Não há liturgias fixas nas reuniões, mas geralmente adora-se a Deus com música, poesia ou orações, estuda-se a Bíblia, compartilham-se testemunhos e experiências e, nas Ceias, compartilha-se o alimento. Os dias e horários de reuniões de cada comunidade são decididos pelos seus membros. Não se cobram dízimos e às vezes são levantadas ofertas para os necessitados ou para eventos e projetos da própria comunidade.
As igrejas orgânicas creem que existe apenas um Deus, o qual é em si uma misteriosa Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo); que a Bíblia (66 livros) é a inspirada por Deus e a única autoridade em termos de fé e prática; que o homem foi criado à semelhança de Deus, mas pecou contra ele e se tornou essencialmente pecador e naturalmente rebelde contra Deus, desde o nascimento; que Jesus – o Cristo ou o Messias – é o eterno Filho de Deus que se tornou homem, viveu, morreu, ressuscitou e está à direita do Deus-Pai; que Jesus é o único salvador do ser humano; que a salvação é dada gratuitamente aos eleitos devido à graça de Deus e é recebida pela fé em Jesus; que a santificação é um processo que se deve cultivar por meio da comunhão, do estudo bíblico, da adoração, da oração e da prática de atos de bondade; que Jesus voltará um dia para ser o Rei de toda a terra e que neste dia os crentes em Cristo que já morreram ressuscitarão com corpos transformados e os que estiverem vivos terão seus corpos transformados, não mais pecarão e viverão eternamente na presença de Deus.
Os crentes das igrejas informais nos lares consideram os crentes que se congregam nas igrejas institucionalizadas como seus irmãos na fé, apesar de entenderem que a institucionalização da igreja não tem base no Novo Testamento e que a forma institucionalizada de viver igreja não é a melhor.
As igrejas nos lares/orgânicas batizam os novos convertidos e praticam a Ceia do Senhor regularmente. A Ceia do Senhor é uma refeição comunitária e, ao mesmo tempo, possui significado espiritual. Foi instituída por Jesus para ser praticada pelos que são nascidos espiritualmente (convertidos), para lembrar e celebrar o sacrifício salvador de Jesus, até que ele volte. As igrejas orgânicas não possuem rol formal de membros, pois não são institucionalizadas.
Os líderes e autoridades das igrejas nos lares são pais de família – homens maduros na fé e na idade (presbíteros) – que não são clérigos profissionais e que possuem o máximo possível de características dadas em 1 Tim. 3.2-5 e Tito 1.6-9 e 2.2. A liderança nas igrejas orgânicas é exercida pelo exemplo, amor e respeito. As igrejas nos lares não instituem cargos, mas reconhecem aqueles que possuem maturidade e conhecimento bíblico como líderes a serem respeitados e seguidos.
Hoje há igrejas nos lares em todo o mundo, até nos países onde não há liberdade religiosa.
Sobretudo, Jesus é o centro das reuniões e da vida das igrejas orgânicas.


Fonte: http://www.igrejaorganica.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário