quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

É pecado comer carne de porco? E trabalhar no sábado? E no domingo? Tomar café? Tudo isso e muito mais, Romanos 14 responde! Confira!


Romanos 14 - NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje


1 Aceitem entre vocês quem é fraco na fé sem criticar as opiniões dessa pessoa.

2 Por exemplo, algumas pessoas crêem que podem comer de tudo, mas quem é fraco na fé come somente verduras e legumes.

A expressão "fraco na fé" não diz respeito ao fervor das práticas religiosas, mas sim à falta de compreensão e evolução em Graça. O cristão fraco na fé, é aquele que vive entre a Lei (613 regras do judaísmo que foram necessárias para aquela humanidade involuída) e a Graça, onde a Lei do Amor foi entregue a uma humanidade mais evoluída nos tempos de Yeshua. O cristão "fraco na fé" vive uma religião mista, onde suas práticas confusas são a base do judaísmo cristão extremamente popular no mundo legalista e proselitista de hoje. 
3 Quem come de tudo não deve desprezar quem não faz isso, e quem só come verduras e legumes não deve condenar quem come de tudo, pois Deus o aceitou.

4 Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer.

Quando as Escrituras dizem para não julgar, referem-se ao hábito que se desenvolveu entre as pessoas religiosas de definir a Salvação de terceiros pelos seus critérios de como um cristão deve ser. Somos escravos de Christus, isto é, se somos cristãos de verdade. Perguntas tolas como: Salomão foi salvo? Eram cogitadas sobre todas as pessoas já naquela época, e seguem sendo cogitadas hoje. Em vários meios cristãos se cogitam perguntas infantis e absurdas como: Quem come carne de porco vai pro céu? Se uma criança faz essa pergunta é compreensível. Mas se um adulto cogita a possibilidade de alguém não ser salvo, por exemplo, por comer carne de porco, sua fé é tão infantil e fraca, que pode ficar escandalizado quando vir algum irmão ou irmã comer um suculento carré.

5 Algumas pessoas pensam que certos dias são mais importantes do que outros, enquanto que outras pessoas pensam que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem firme nas suas opiniões.

6 Quem dá mais valor a certo dia faz isso para honrar o Senhor. E também quem come de tudo faz isso para honrar o Senhor, pois agradece a Deus o alimento. E quem evita comer certas coisas faz isso para honrar o Senhor e dá graças a Deus.

Começou lá na Igreja Original do primeiro século e desgraçadamente se estende até hoje, o péssimo hábito que as pessoas tem de jogar fora minutos preciosos de suas vidas, discutindo, debatendo, sábados, domingos e outros "dias santos". Isso é de um péssimo gosto, e de uma inutilidade gigantesca. 
Se ofendem, se xingam, se amaldiçoam, se dividem. O Diabo (EGO) faz a festa.

7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo.

8 Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor.

9 Pois Cristo morreu e viveu de novo para ser o senhor tanto dos mortos como dos vivos.

10 Portanto, por que é que você, que só come verduras e legumes, condena o seu irmão? E, você, que come de tudo, por que despreza o seu irmão? Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por ele.

11 É isto o que as Escrituras Sagradas dizem: “Juro pela minha vida, diz o Senhor, que todos se ajoelharão diante de mim e todos afirmarão que eu sou Deus. ”

12 Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

13 Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado.

Basicamente nessa seção do texto Paulo diz: CUIDE DE SUA VIDA!!!!!! Não julgue se os outros serão salvos ou não. Cuide de sua vida. Seu irmão não lhe pertence. Não provoque seu irmão a pecar (errar).

14 Por estar unido com o Senhor Jesus, eu estou convencido de que nada é impuro em si mesmo. Mas, se alguém pensa que alguma coisa é impura, então ela fica impura para ele.

A REVELAÇÃO DA VERDADE RELATIVA. A Verdade é Absoluta. Uma só. Mas quando vc não a conhece ela não existe para vc. Se vc conhece uma versão da Verdade que não é completa, é por ela que o Criador vai te avaliar no juízo. A Verdade Relativa é uma ilusão. Não é factual. MAS A VERDADE SÓ PASSA A EXISTIR PARA O INDIVIDUO QUANDO ELE FINALMENTE A ENTENDE. Até ali não existia. Infinita Sabedoria do Criador, que deu aos homens a possibilidade de serem salvos, mesmo conhecendo a Verdade Parcial e contaminada da Religião. A SOLI DEUM GLORIA.

15 Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come.

16 Não dêem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom.

17 Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.

18 E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos.

19 Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.

20 Por uma questão de comida, não destrua o que Deus fez. Todos os alimentos podem ser comidos, mas é errado comer alguma coisa quando isso faz com que outra pessoa caia em pecado.

21 O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado.

22 Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer!

23 Mas quem tem dúvidas a respeito do que come é condenado por Deus quando come, pois aquilo que ele faz não se baseia na fé. E o que não se baseia na fé é pecado.

Que vivamos na paz da Sabedoria Eterna é a minha oração. Que comida, bebida e dias santos não sejam empecilho para os que vencerão o Crivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário