quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Congresso Cristão do Nordeste 2024 - Palestrante Randall Mattheny Ap 3:7-13



Filadélfia


Os judeus tem uma técnica literária que repetem várias vezes nas Escrituras.

Usam de repetições sistemáticas para a assimilação da mensagem. 


Ex: Alguém diz

A,B,C,D e logo após repete na ordem inversa: D,C,B,A.


Como se aplica essa técnica no livro das Revelações?


Ex: 02 igrejas não receberam elogios do  Senhor. Entre as 7 igrejas da Ásia, a primeira e a sétima recebem mensagens semelhantes. A mesma estrutura. 


Quais receberam elogios?

A segunda e a sexta.

Quais congregações estão em declínio? 

A terceira e a quinta.

A congregação que está no centro recebe uma mensagem maior. Tinha problemas? Tinha. Mas suas obras agora eram maiores que no princípio.

Congregação em crescimento. 


A mensagem para a igreja da Filadélfia a princípio era só elogios. Mas como a congregação de Esmirna, nem tudo era o que parecia ser.

Ninguém dava nada pela igreja da Filadélfia. A igreja de Esmirna parecia viva. Mas estava morta. 


A igreja de Filadélfia parecia fraca, mas era forte. Era uma congregação pequena. Era pequena em número, mas grande me fidelidade e fé. 

A igreja do primeiro século tinha como modelo às reuniões nas sinagogas. No primeiro século, uma igreja grande que se hospedava em uma casa teria cerca de 50 pessoas. Quem sabe Filadélfia tivesse umas 15.

Talvez aquela congregação tivesse poucas conversões. Muitos hoje desanimariam. No entanto para eles, Yeshua não teve nenhuma palavra negativa. A igreja não deve focar no que não tem e sim no que tem. Jesus deu a eles uma porta aberta que ninguém podia fechar. Não se desanime. Não se considere pouco. Seja fiel ao que Jesus ensinou e vc será forte. Aprendamos e sejamos como a Filadélfia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário