sábado, 20 de janeiro de 2024

Congresso Cristão do Nordeste 2024 - Segunda Palestra - Nilton Barreto



 

Ap 2:8-11


Contra a igreja de Esmirna não houve repreensão.

Domiciano era o imperador. Ele se declarou em vida "senhor e Deus". Exigiu adoração. Daí se originam muitos dos sofrimentos da igreja de Esmirna. 


Os que duvidam da existência de Deus dizem: "Se Deus existisse, não existiria sofrimento no mundo."

Falsos (pseudo) cristãos dizem: "Deus vai acabar com todos os nossos sofrimentos."

Cristãos amargurados dizem: "Porque Deus deixou o mal acontecer comigo?"

O fato é: Deus é bom o tempo todo. 

Além das circunstâncias, Deus nunca erra. O que Ele permitir ou fizer acontecer, tem um fim proveitoso dentro do seu plano. 


Parábola do rei tolo.

Salvo da morte por não ter um dos dedos. 

O servo sábio com a vida preservada, apesar de preso. Tudo o que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra.

Tudo que o Criador faz, faz em função e pelo sucesso do seu plano. 

É normal que não gostamos de sofrer.

Mas o sofrimento é inevitável para o cristão, mas não é em vão. Até mesmo a ação do mal, cumpre os propósitos de Deus para a igreja.

Não existe uma só linha no Novo Testamento que prometa uma vida terrena sem sofrimentos. 

O evangelho que vende uma vida somente de felicidades, não é o evangelho de Cristo. É uma mentira. 


Promessa do Espírito às igrejas:


"Aquele que vencer, não sofrerá o dano da segunda morte"


Rm 8:17 e 18


As lutas que travamos, são exatamente as que precisamos para nós fortalecer.


Parábola da regeneração muscular. Músculo que não é exercitado, atrofia. 

O sofrimento é didático. É usado por Deus para produzir em nós amadurecimento. 

Sejam fiéis mesmo que tenham de pagar com a vida. Se preciso for. 


Mt 10:28; At 21:13; Ap 1:18


Vencedores no contexto de Apocalipse, significa aqueles que estão dispostos a suportar tudo, qualquer coisa, por amor a Cristo. 


Auto exame


Como está nossa vida diante D'Ele?

O que suportamos hoje por amor a Cristo?


*Este resumo não tem a pretensão de ser a expressão exata das palavras usadas pelo palestrante, mas de expressar a compreensão que o autor teve após experienciar a palestra.


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