quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Bíblia Essência - Gênesis 12




Então Yahweh apareceu a Abrão e ordenou: "Saia da tua terra, de perto dos teus parentes e da vizinhança de teu pai e vai para a terra que vou te mostrar!

Eu vou fazer de ti um grande povo, vou te abençoar e tornar teu nome grande; tu vai abençoar aos outros!

Farei bem aos que te fizerem bem. Farei mal aos que te fizerem mal. Através de ti, vou abençoar todas as nações do planeta!"

Então Abrão saiu a viajar como Yahweh lhe ordenou, e Ló o acompanhou. Abrão tinha 75 anos de idade quando saiu da região de Harã.

Levou junto de si sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que possuía e todos os escravos que possuía em Harã; tomaram a direção de Canaã e lá chegaram.

Abrão viajou bastante até que chegou no lugar onde havia uma árvore que as pessoas achavam sagrada chamada Carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época viviam ali os cananeus.

Então Yah apareceu a Abrão e lhe fez uma promessa: "Para os teus filhos, netos e os que vierem deles que darei essa terra!" Então Abrão construiu ali um altar dedicado a Yahweh porque o Criador apareceu ali e falou com ele.

Prosseguiu viajando e chegou às colinas a leste de Betel, onde fez seu acampamento, tendo ao lado leste Betel e ao lado oeste Ai. Construiu também nesse lugar um altar em honra e adoração a Yahweh e invocou o Nome de Yahweh ali.

Depois disso ergueu acampamento, e partiu para o Neguebe, ao sul das terras de Canaã.

Com o passar dos dias chegou uma grande fome que se abateu sobre as terras de Canaã e Abrão viajou com todos para o Egito, para ficar ali por algum tempo, até que passasse aquela escassez de alimentos.

Quando chegavam ao Egito, Abrão combinou com sua esposa Sarai: "Escute com atenção: Tu é uma mulher bonita demais; e quando os egípcios perceberem a tua beleza dirão: 'É a esposa dele!' e irão me matar para que tu fique viúva e possa casar novamente.

Para que isso não aconteça, te peço: Diga que é minha irmã, para que eu seja bem tratado porque querem te agradar, e por isso pouparão minha vida!"

E assim aconteceu: Quando chegaram no Egito, todos viram que Sarai era uma mulher muito bonita.

Os oficiais da corte do Faraó a viram e elogiaram diante do Faraó a beleza dela com certa insistência, e Sarai foi levada ao Palácio de Faraó.

E o Faraó por causa dela, tratou Abrão muito bem, e lhe presenteou com bois, ovelhas, jumentos e jumentas, escravos e escravas e vários camelos.

Apesar disso, por causa de Sarai, Yahweh castigou Faraó, sua família e sua corte com doenças horríveis.

Por causa disso, um dia Faraó mandou buscar Abrão e trazê-lo à sua presença e lhe indagou: "Porque vc me fez isso? Porque não me contou que ela era sua mulher?

Porque mentiu que ela era sua irmã? Por isso eu a tomei como minha mulher. Agora pegue sua mulher de volta e suma daqui!!!!!!!"

A seguir Faraó ordenou expressamente que seus escravos providenciassem tudo para que Abrão deixasse o Egito imediatamente, levando com ele sua mulher e tudo que tinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário