quinta-feira, 29 de abril de 2021
Bíblia Parafraseada Essência - BPE - Mateus 18 completo
Naquele momento os alunos aproximaram-se de Yeshua e perguntaram: “Quem é o mais importante no Reino Universal?”
Yeshua, chamou uma criança, e a colocou no meio deles.
E disse: “Sem sombra de dúvida garanto a vcs que, se não mudarem suas atitudes radicalmente e não se tornarem como uma criança, de maneira nenhuma vcs vão entrar no Reino Universal.
Dessa maneira, todo aquele que for humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino Universal.
E quem faz o bem a uma destas crianças, em meu nome, a mim beneficia.
Entretanto, se alguém fizer cair ou até mesmo tropeçar um destes inocentes que crêem em mim, melhor seria se amarrasse uma pedra de moinho no pescoço e se afogasse nas profundezas do mar.
Punição dura virá para o mundo, por causa das suas maldades e armadilhas! É inevitável que estas maldades e xingamentos ocorram, mas infeliz da pessoa por meio da qual a maldade acontece!
Dessa forma, se alguma parte do teu corpo te induz ao erro, corta e joga para longe de ti; pois melhor é viver a vida, mutilado ou aleijado, do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser condenado ao fogo eterno.
Se um dos teus olhos te induz a errar, arranca, e joga para longe de ti, pois melhor é viver a vida com um olho só, do que, tendo os dois, ser condenado ao fogo que não se apaga.
Tenham cuidado extremo para que não venham a desprezar qualquer um destes inocentes; pois Eu garanto a vcs que seus mensageiros celestiais estão todos os dias na presença do Pai celestial.
Porque o Filho da Humanidade veio para resgatar o que estava perdido.
Qual a opinião de vcs? Se um homem criar 100 ovelhas, e 1 delas se perder, não deixará ele as 99 em segurança, indo procurar a que está perdida?
E ao conseguir encontrar a perdida, garanto a vcs que a alegria que sentirá por ela, será maior do que a alegria que sente pelas 99 que estão em segurança.
Dessa mesma forma, o Pai de vcs, que está nos universos, não deseja que qualquer um desses inocentes se perca.
Se teu irmão errar contra ti, vai e, em particular com ele, conversem sobre o erro que cometeu. Se ele te ouvir, vc conquistou o seu irmão.
Porém, se ele não te der atenção, leva contigo mais uma ou duas pessoas, para que pelo depoimento de duas ou três testemunhas, qualquer acusação seja confirmada.
Se mesmo assim ele se recusar a admitir o erro, exponha à situação à igreja; então, se ele se negar também a ouvir a igreja, trate ele como se fosse digno de indiferença.
Com toda a certeza Eu garanto a vcs, que tudo o que decidirem na terra terá sido confirmado no Universo, e tudo o que não decidirem na terra não será confirmado no Universo .
Uma vez mais Eu garanto a vcs que, se 2 entre vcs concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está em todo o Universo.
E garanto também, onde se reunirem 2 ou 3 em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”.
Então, Pedro chegou perto de Yeshua e lhe perguntou: “Senhor, até quantas vezes meu irmão errará contra mim, que eu tenha de perdoar? Até 7 vezes?”
E Yeshua respondeu: “Não te direi até 7 vezes; mas, sim, até 70x7”.
“Dessa forma, o Reino Universal pode ser comparado com um rei, que decidiu cobrar as dívidas que os seus empregados tinham com ele.
Quando teve início a cobrança, foi trazido à sua presença 1 que lhe devia 10 mil reais.
Porém, não tendo o devedor como pagar essa quantia, ordenou o seu senhor que fossem vendidos como escravos ele, sua mulher, seus filhos e tudo quanto possuía, para que a dívida fosse paga.
O empregado, então, com toda a humildade, se ajoelhou diante do rei e implorou: ‘Por favor, tenha paciência comigo e eu conseguirei pagar tudo!’
E o patrão e rei daquele empregado, teve compaixão dele, perdoou sua dívida e o deixou ir embora livre.
Apesar disso, saindo dali aquele empregado, encontrou um dos seus empregados domésticos, que estava devendo a ele 100 reais. Agarrou ele e começou a apertar seu pescoço, gritando: ‘Me paga o que me deve!’
Então, o seu empregado doméstico, caindo aos seus pés, implorava: ‘Tenha paciência comigo e vou lhe pagar tudo’.
Mas, ele não queria fazer 1 acordo. Pelo contrário, foi e mandou prender seu empregado doméstico que lhe devia na prisão, até que toda a dívida fosse paga.
Quando os outros empregados domésticos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito indignados, e foram contar ao rei tudo o que tinha acontecido.
Então o rei, chamando aquele empregado disse a ele: ‘Empregado maldoso e cruel, perdoei toda a sua dívida porque implorou a mim.
Por acaso tu não deveria, da mesma forma, ter misericórdia do teu empregado, assim como eu tive misericórdia de ti?’
Sentindo que foi gravemente ofendido, o rei entregou aquele empregado maldoso aos torturadores, até que lhe pagasse tudo o que devia.
Dessa mesma forma o meu Pai celestial fará isso a vcs, se cada um, de todo o coração, não perdoar cada um a seu irmão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário