quarta-feira, 14 de abril de 2021

Bíblia Parafraseada Essência - BPE - Mateus 17 completo



Depois de 6 dias, Yeshua convidou a Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e em segredo foi com eles para um monte alto.
No monte ele foi transformado diante deles. Seu rosto brilhou como se fosse o sol, e suas roupas ficaram tão brancas quanto a luz mais branca que exista.

Subitamente, Moisés e Elias apareceram, conversando com Yeshua.

Pedro ousando falar, disse a Yeshua: “Senhor, como é maravilhoso estarmos aqui. Se o Senhor quiser, farei aqui 3 abrigos: 1 para ti, 1 para Moisés e outro para Elias”.

Ele nem terminou de falar e uma nuvem luminosa os envolveu, e dela se ouviu uma voz que disse: “Yeshua é o meu Filho amado em quem me alegro: a Ele obedeçam!”

Ao ouvirem a voz, os alunos desabaram com o rosto no pó da terra e ficaram tomados de terror.

Então Yeshua, se aproximou deles, tocou em cada 1 e disse: “Levantem-se e não tenham medo!”

Ao erguer os olhos, não viram mais ninguém, somente a Yeshua.

Enquanto desciam do monte, Yeshua ordenou: “Não contem a ninguém o que vcs viram, somente após o Filho da humanidade ressuscitar dentre os mortos”.

E os alunos lhe perguntaram: “Então, por que os professores da religião ensinam que é preciso que Elias venha primeiro?”

Yeshua lhes respondeu: “Elias, com certeza, virá e restaurará todas as coisas.

Eu, porém, garanto a vcs: Elias já veio, mas os professores da religião não o reconheceram e fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma maneira, o Filho da humanidade irá sofrer pela maldade deles”.

Os alunos entenderam, então, que era sobre João Batista que Ele estava falando.


Chegando onde a multidão estava reunida, um homem chegou perto de Yeshua, ajoelhou-se diante dele e suplicou:

“Senhor, tenha compaixão do meu filho, pois tem sofrido horrivelmente com ataques epiléticos, convulsões. Muitas vezes cai no fogo, e outras tantas, na água.

Trouxe ele aos teus alunos, mas eles não conseguiram curar meu filho”.

Então Yeshua lamentou: “Lamentável geração, sem fé e perversa! Até quando estarei aqui com vcs? Até quando vou ter de carregar vcs no colo? Traga aqui o menino”.

Yeshua repreendeu o daimon; o daimon saiu do menino, que daquele momento em diante ficou com saúde perfeita.

Então os alunos se aproximaram de Yeshua e, em particular, lhe perguntaram: “Por que a gente não conseguiu expulsar o daimon?”

E Yeshua respondeu: “Por causa da fraqueza da fé de vcs. Pois sem sombra de dúvida eu garanto que, se a fé de vcs for do tamanho de um grão de mostarda, vcs dirão a este monte: ‘Passa daqui para lá’, e ele vai passar. E nada será impossível para vcs!

*(Contudo, essa espécie só se expele por meio de oração e jejum)”.

Estando reunidos na Galiléia, dividiu com eles seus planos, dizendo: “O Filho da humanidade será entregue nas mãos dos homens a qualquer momento.

Eles vão matá-lo, mas no 3º dia Ele será ressuscitado, voltará a viver”. Então, os alunos ficaram profundamente tristes.




Quando Yeshua e seus alunos chegaram na cidade de Cafarnaum, os cobradores do imposto das duas moedas abordaram a Pedro e questionaram: “O professor de vcs não paga o imposto das duas moedas, que é cobrado pelo templo?”

Pedro respondeu: Paga sim. Mas quando ele entrou em casa, Yeshua se antecipou e perguntou primeiro: “Simão, qual a tua opinião? De quem cobram os reis da terra impostos e tributos? Dos seus cidadãos ou dos estrangeiros?”

“Dos estrangeiros”, respondeu Pedro. Então Yeshua concluiu: “Então os cidadãos estão livres dessa obrigação”.

Apesar disso, para que os cobradores não fiquem contrariados, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, recolhe, e, abre a boca dele, vc achará um estáter. Retira a moeda e entrega a eles para pagar o meu imposto e o teu também.




*Essa frase não está presente nos manuscritos mais antigos do NT. É um acréscimo posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário