quinta-feira, 29 de abril de 2021

Bíblia Parafraseada Essência - BPE - Mateus 18 completo



Naquele momento os alunos aproximaram-se de Yeshua e perguntaram: “Quem é o mais importante no Reino Universal?”
Yeshua, chamou uma criança, e a colocou no meio deles.
E disse: “Sem sombra de dúvida garanto a vcs que, se não mudarem suas atitudes radicalmente e não se tornarem como uma criança, de maneira nenhuma vcs vão entrar no Reino Universal.
Dessa maneira, todo aquele que for humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino Universal.
E quem faz o bem a uma destas crianças, em meu nome, a mim beneficia.
Entretanto, se alguém fizer cair ou até mesmo tropeçar um destes inocentes que crêem em mim, melhor seria se amarrasse uma pedra de moinho no pescoço e se afogasse nas profundezas do mar.

Punição dura virá para o mundo, por causa das suas maldades e armadilhas! É inevitável que estas maldades e xingamentos ocorram, mas infeliz da pessoa por meio da qual a maldade acontece!

Dessa forma, se alguma parte do teu corpo te induz ao erro, corta e joga para longe de ti; pois melhor é viver a vida, mutilado ou aleijado, do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser condenado ao fogo eterno.
Se um dos teus olhos te induz a errar, arranca, e joga para longe de ti, pois melhor é viver a vida com um olho só, do que, tendo os dois, ser condenado ao fogo que não se apaga.

Tenham cuidado extremo para que não venham a desprezar qualquer um destes inocentes; pois Eu garanto a vcs que seus mensageiros celestiais estão todos os dias na presença do Pai celestial.
Porque o Filho da Humanidade veio para resgatar o que estava perdido.
Qual a opinião de vcs? Se um homem criar 100 ovelhas, e 1 delas se perder, não deixará ele as 99 em segurança, indo procurar a que está perdida?
E ao conseguir encontrar a perdida, garanto a vcs que a alegria que sentirá por ela, será maior do que a alegria que sente pelas 99 que estão em segurança.
Dessa mesma forma, o Pai de vcs, que está nos universos, não deseja que qualquer um desses inocentes se perca.

Se teu irmão errar contra ti, vai e, em particular com ele, conversem sobre o erro que cometeu. Se ele te ouvir, vc conquistou o seu irmão.
Porém, se ele não te der atenção, leva contigo mais uma ou duas pessoas, para que pelo depoimento de duas ou três testemunhas, qualquer acusação seja confirmada.
Se mesmo assim ele se recusar a admitir o erro, exponha à situação à igreja; então, se ele se negar também a ouvir a igreja, trate ele como se fosse digno de indiferença.
Com toda a certeza Eu garanto a vcs, que tudo o que decidirem na terra terá sido confirmado no Universo, e tudo o que não decidirem na terra não será confirmado no Universo .
Uma vez mais Eu garanto a vcs que, se 2 entre vcs concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está em todo o Universo.
E garanto também, onde se reunirem 2 ou 3 em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”.

Então, Pedro chegou perto de Yeshua e lhe perguntou: “Senhor, até quantas vezes meu irmão errará contra mim, que eu tenha de perdoar? Até 7 vezes?”
E Yeshua respondeu: “Não te direi até 7 vezes; mas, sim, até 70x7”.
“Dessa forma, o Reino Universal pode ser comparado com um rei, que decidiu cobrar as dívidas que os seus empregados tinham com ele.
Quando teve início a cobrança, foi trazido à sua presença 1 que lhe devia 10 mil reais.
Porém, não tendo o devedor como pagar essa quantia, ordenou o seu senhor que fossem vendidos como escravos ele, sua mulher, seus filhos e tudo quanto possuía, para que a dívida fosse paga.
O empregado, então, com toda a humildade, se ajoelhou diante do rei e implorou: ‘Por favor, tenha paciência comigo e eu conseguirei pagar tudo!’
E o patrão e rei daquele empregado, teve compaixão dele, perdoou sua dívida e o deixou ir embora livre.
Apesar disso, saindo dali aquele empregado, encontrou um dos seus empregados domésticos, que estava devendo a ele 100 reais. Agarrou ele e começou a apertar seu pescoço, gritando: ‘Me paga o que me deve!’
Então, o seu empregado doméstico, caindo aos seus pés, implorava: ‘Tenha paciência comigo e vou lhe pagar tudo’.
Mas, ele não queria fazer 1 acordo. Pelo contrário, foi e mandou prender seu empregado doméstico que lhe devia na prisão, até que toda a dívida fosse paga.
Quando os outros empregados domésticos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito indignados, e foram contar ao rei tudo o que tinha acontecido.
Então o rei, chamando aquele empregado disse a ele: ‘Empregado maldoso e cruel, perdoei toda a sua dívida porque implorou a mim.
Por acaso tu não deveria, da mesma forma, ter misericórdia do teu empregado, assim como eu tive misericórdia de ti?’
Sentindo que foi gravemente ofendido, o rei entregou aquele empregado maldoso aos torturadores, até que lhe pagasse tudo o que devia.
Dessa mesma forma o meu Pai celestial fará isso a vcs, se cada um, de todo o coração, não perdoar cada um a seu irmão”.

Bíblia Parafraseada Essência - Gálatas 2: 11 a 21

Quando, um tempo depois, Pedro chegou a Antioquia, eu o confrontei face a face, porque tomou uma atitude errada. 

Porque antes de chegarem alguns da escola de Tiago, ele fazia suas refeições na companhia dos estrangeiros; mas, quando eles chegaram, Pedro foi se afastando até se apartar dos que não eram judeus, apenas por temer aos que defendiam o ritual da circuncisão. 
E os outros judeus que criam em Yeshua, da mesma maneira se uniram a ele nessa atitude hipócrita, de modo que até mesmo Barnabé se deixou influenciar. 
Porém, assim que percebi que não estavam se comportando de acordo com a verdade do Evangelho, chamei a atenção de Pedro, diante de todos: “Se tu, sendo judeu, vive como sendo estrangeiro, e não conforme a tradição judaica, por que obrigas os estrangeiros a viver como judeus?

Nós, judeus de nascimento e não ‘pecadores como os estrangeiros’, 
estamos plenamente conscientes, entretanto, que o ser humano não pode ser salvo pela prática da Religião, mas unicamente por meio da fé em Iesus Christus. Sendo assim, nós também viemos a crer em Christus Iesus a fim de sermos salvos pela fé em Cristo, e de forma alguma pela prática da Religião, porque é certo que por praticar a Religião ninguém será capaz de ser salvo da consequência dos seus erros. 
Contudo, se buscando ser salvos em Christus, descobrirmos que nós mesmos somos errantes, será Christus então empregado do Erro? De forma alguma! 
Ora, se procuro reconstruir aquilo que já destruí, provo que sou culpado. 
Pois, por intermédio da Religião eu morri para a própria Religião, com a intenção de viver unicamente para o Criador. 
Fui crucificado em união com Christus. E dessa maneira, já não sou eu quem está vivo, mas Christus está vivo em mim. E essa nova vida que agora vivo no meu corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho do Criador, que me amou e se sacrificou por mim. 
Não torno inútil a Graça do Criador; porque se a salvação pudesse ser estabelecida pela Religião, então, Christus teria morrido em vão, sem necessidade!”

Bíblia Parafraseada Essência - Gálatas 2: 1 a 10

14 anos depois, viajei mais uma vez para Jerusalém, e, nessa viajem, fui acompanhado por Barnabé e também por Tito. 

Viajei para lá por causa de uma revelação, e apresentei diante deles o Evangelho que ensino entre os estrangeiros, expondo em particular aos que pareciam ser mais capazes de me dar um retorno, para que não perdesse tempo ou não fizesse esforço inútil. 
Mas nem ao menos Tito, que estava comigo em viagem, foi obrigado a cumprir o ritual da circuncisão, muito embora fosse natural da Grécia. 
Essa questão foi colocada em pauta devido ao fato de alguns falsos irmãos judeus terem se infiltrado em nosso meio, com a intenção de espionar a liberdade que temos em Iesus Christus e nos diminuir até a condição de escravos. 
Contudo, nem por um momento cedemos, ou nos submetemos a eles para que a verdade do Evangelho permanecesse entre vcs. 
E aqueles que pareciam ter mais capacidade, ainda que o tenham sido no passado influentes, não fizeram diferença para mim, pois o Criador não julga segundo as aparências humanas. Esses, que pareciam ser muito capazes e importantes, não me acrescentaram nada. 
Ao contrário, reconheceram que a mim havia sido confiado o ensino do Evangelho aos estrangeiros, assim como a Pedro aos judeus. 
Portanto o Criador, que agiu por meio de Pedro como professor enviados aos judeus; da mesma forma,  agiu através de mim para o envio aos estrangeiros. 
E quando reconheceram a graça que me havia sido confiada, Tiago, Pedro e João, respeitados como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de união fraternal. E, concordando entre si, ficou estabelecido que nós buscaríamos alunos não judeus, e eles, os alunos judeus. 
E nos recomendaram apenas que não nos esquecêssemos de ajudar os pobres, o que também tenho me esforçado por fazer. 

Bíblia Parafraseada Essência - BPE - João 5: 16 a 47


Por esse motivo, os judeus perseguiam a Yeshua e planejavam a morte dele, pois Ele fazia essas coisas durante o sábado. 

Yeshua respondia a eles: “Meu Pai não para de trabalhar até hoje, e Eu também não paro de trabalhar.”

Por isso, a vontade que os judeus tinham de matar Yeshua, só crescia, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que O Criador era seu Pai, fazendo a si próprio igual ao Criador.

Retomando a palavra, Yeshua ensinou: “Eu com a mais perfeita Verdade garanto a vcs, que o Filho não tirou do nada as coisas que faz, mas somente faz o que vê o Pai fazer, pois o que o Pai fizer, o Filho da mesma forma o faz. 
Porque o Pai ama o Filho, e lhe mostra todas as coisas que realiza. E coisas maiores que estas vcs verão, para que fiquem muito impressionados. 

Porque, assim como o Pai traz os mortos para a vida novamente e os faz viver de novo, assim também o Filho dá a vida a quem Ele desejar. 

Da mesma forma, o Pai a ninguém julga, mas delegou todo o julgamento ao Filho, 
para que todos honrem o Filho igualmente como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

Com toda a Verdade eu garanto: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não será julgado, mas passou da morte para a vida.

De novo garanto a vcs: já chegou a hora certa, em que os mortos ouvirão a voz do Filho do Criador; e os que ouvirem sua voz viverão,
 Pois, assim como o Pai tem a vida em si mesmo, deu ao Filho o poder de ter vida em si mesmo. 
E também lhe deu autoridade para executar julgamento, porque é o Filho da Humanidade. 
Não fiquem impressionados com isso, pois está chegando a hora em que todos os que repousam nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e aqueles que tiverem praticado o mal, para a ressurreição da morte eterna.

Por mim mesmo, nada faço; conforme ouço, assim julgo; e o meu julgamento é justo, porque não busco agradar o meu próprio desejo, mas satisfazer a vontade do Pai que me enviou.

Se Eu der testemunho sobre mim mesmo, o meu testemunho não será considerado. 
Há outro que testemunha a meu favor, e Eu sei que o seu testemunho sobre mim é verdadeiro.

Vcs enviaram representantes a João, e ele deu testemunho da verdade. 
Eu, entretanto, não busco a aprovação dos homens, mas digo essas verdades para que vcs sejam salvos. 
Ele era um lampião que queimava e iluminava, e vcs quiseram, por um momento, se alegrarem com a sua luz.




No entanto, Eu tenho um testemunho maior do que o de João; a própria missão que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

E o Pai que me enviou, Ele mesmo testemunhou sobre mim. Nunca antes vcs ouviram a voz do Criador, nem visualizaram o Seu rosto. 
Da mesma forma a Palavra do Criador não habita em vcs, porque não acreditam naquele a quem Ele enviou.

Vcs pesquisam atentamente as Escrituras, porque acreditam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testemunham sobre mim. 
Apesar disso, vcs não querem vir até mim para encontrar a Vida. 
Eu não aceito honra que vem dos homens. 
Mas Eu conheço bem vcs e sei que não habita em vcs o amor do Criador. 
Eu vim representando meu Pai, e vcs não me recebem. Se outro vier representando a si mesmo, digo que vcs com certeza vão receber a ele. 
Como podem acreditar, vcs que recebem elogios uns dos outros, mas não buscam a aprovação que vem do único Criador? 
Não pensem que Eu vou acusar vcs, diante do Pai. Quem acusa a vcs é Moisés, em quem vcs tem depositado a esperança que possuem. 
No entanto, se de fato acreditassem em Moisés, da mesma forma deveriam acreditar em mim, pois foi sobre mim que ele escreveu. 
Mas, se vcs não acreditam de verdade no que ele escreveu, como poderão acreditar em minhas palavras?”

Bíblia Parafraseada Essência - BPE - João 5: 1 a 15


 

Alguns dias depois, chegou a época de uma festa dos judeus, e Yeshua viajou para Jerusalém.

Em Jerusalém existe, onde também tem a Porta das Ovelhas, uma piscina, que em hebraico se chama Betesda, tendo 5 pavilhões.
Nestes, ficava um grupo grande de doentes, cegos, mancos e paralíticos, que estavam ali porque esperavam por um movimento nas águas. 
De tempos em tempos, descia ali um mensageiro do Criador e agitava as águas. Acreditava-se que o primeiro que entrasse na piscina, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.
Estava ali também um homem, que era doente a 38 anos. 
Yeshua o viu deitado, e sabia que ele estava assim a muito tempo, perguntou a ele: “Vc quer ser curado?” 
O doente reclamou: “Senhor, não consigo ninguém para me pôr na piscina, quando a água é agitada; e assim, enquanto estou indo, desce outro antes de mim.” 
Yeshua ordenou a ele: “Levante-se, pegue a sua esteira e ande.” 
Imediatamente o homem ficou curado, pegou sua esteira e saiu andando. E isto aconteceu em um sábado. 
Por isso, os judeus disseram ao homem que foi curado: “Hoje é sábado e é proibido carregar a esteira.” 
O homem respondeu a eles: “O Homem que me curou deu a ordem: ‘Pega a tua esteira e anda’!” 
Então perguntaram a ele: “Quem é o homem que te mandou: ‘Pega a tua esteira e anda’?” 
Mas o homem que havia sido curado não sabia quem era; pois Yeshua tinha se retirado, e havia uma grande aglomeração naquele lugar. 
Horas mais tarde, Yeshua o encontrou no pátio do templo e lhe disse: “Perceba que já está curado; não volte a errar, para que a tua situação não se torne pior.” 
O homem partiu e disse aos judeus que foi Yeshua quem o curou.

Bíblia Parafraseada Essência - BPE - Mateus 18: 21 ao 35


Então, Pedro chegou perto de Yeshua e lhe perguntou: “Senhor, até quantas vezes meu irmão errará contra mim, que eu tenha de perdoar? Até 7 vezes?” 

E Yeshua respondeu: “Não te direi até 7 vezes; mas, sim, até 70x7”. 
“Dessa forma, o Reino Universal pode ser comparado com um rei, que decidiu cobrar as dívidas que os seus empregados tinham com ele. 
Quando teve início a cobrança, foi trazido à sua presença 1 que lhe devia 10 mil reais.
Porém, não tendo o devedor como pagar essa quantia, ordenou o seu senhor que fossem vendidos como escravos ele, sua mulher, seus filhos e tudo quanto possuía, para que a dívida fosse paga. 
O empregado, então, com toda a humildade, se ajoelhou diante do rei e implorou: ‘Por favor, tenha paciência comigo e eu conseguirei pagar tudo!’ 
E o patrão e rei daquele empregado, teve compaixão dele, perdoou sua dívida e o deixou ir embora livre. 
Apesar disso, saindo dali aquele empregado, encontrou um dos seus empregados domésticos, que estava devendo a ele 100 reais. Agarrou ele e começou a apertar seu pescoço, gritando: ‘Me paga o que me deve!’
Então, o seu empregado doméstico, caindo aos seus pés, implorava: ‘Tenha paciência comigo e vou lhe pagar tudo’. 
Mas, ele não queria fazer 1 acordo. Pelo contrário, foi e mandou prender seu empregado doméstico que lhe devia na prisão, até que toda a dívida fosse paga. 
Quando os outros empregados domésticos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito indignados, e foram contar ao rei tudo o que tinha acontecido. 
Então o rei, chamando aquele empregado disse a ele: ‘Empregado maldoso e cruel, perdoei toda a sua dívida porque implorou a mim. 
Por acaso tu não deveria, da mesma forma, ter misericórdia do teu empregado, assim como eu tive misericórdia de ti?’ 
Sentindo que foi gravemente ofendido, o rei entregou aquele  empregado maldoso aos torturadores, até que lhe pagasse tudo o que devia. 
Dessa mesma forma o meu Pai celestial fará isso a vcs, se cada um, de todo o coração, não perdoar cada um a seu irmão”.

Bíblia Parafraseada Essência - BPE - Mateus 18: 15 a 20

Se teu irmão errar contra ti, vai e, em particular com ele, conversem sobre o erro que cometeu. Se ele te ouvir, vc conquistou o seu irmão. 

Porém, se ele não te der atenção, leva contigo mais uma ou duas pessoas, para que pelo depoimento de duas ou três testemunhas, qualquer acusação seja confirmada. 
Se mesmo assim ele se recusar a admitir o erro, exponha à situação à igreja; então, se ele se negar também a ouvir a igreja, trate ele como se fosse digno de indiferença. 
Com toda a certeza Eu garanto a vcs, que tudo o que decidirem na terra terá sido confirmado no Universo, e tudo o que não decidirem na terra não será confirmado no Universo .
Uma vez mais Eu garanto a vcs que, se 2 entre vcs concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está em todo o Universo. 
E garanto também, onde se reunirem 2 ou 3 em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”. 

Bíblia Parafraseada Essência - BPE - Mateus 18: 10 a 14


Tenham cuidado extremo para que não venham a desprezar qualquer um destes inocentes; pois Eu garanto a vcs que seus mensageiros celestiais estão todos os dias na presença do Pai celestial. 

Porque o Filho da Humanidade veio para resgatar o que estava perdido.
Qual a opinião de vcs? Se um homem criar 100 ovelhas, e 1 delas se perder, não deixará ele as 99 em segurança, indo procurar a que está perdida? 
E ao conseguir encontrar a perdida, garanto a vcs que a alegria que sentirá por ela, será maior do que a alegria que sente pelas 99 que estão em segurança. 
Dessa mesma forma, o Pai de vcs, que está nos universos, não deseja que qualquer um desses inocentes se perca. 

Bíblia Parafraseada Essência - BPE - Mateus 18: 1 a 9

 


Naquele momento os alunos aproximaram-se de Yeshua e perguntaram: “Quem é o mais importante no Reino Universal?” 
Yeshua, chamou uma criança, e a colocou no meio deles. 
E disse: “Sem sombra de dúvida garanto a vcs que, se não mudarem suas atitudes radicalmente e não se tornarem como uma criança, de maneira nenhuma vcs vão entrar no Reino Universal. 
Dessa maneira, todo aquele que for humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino Universal. 
E quem faz o bem a uma destas crianças, em meu nome, a mim beneficia.
Entretanto, se alguém fizer cair ou até mesmo tropeçar um destes inocentes que crêem em mim, melhor seria se amarrasse uma pedra de moinho no pescoço e se afogasse nas profundezas do mar.

Punição dura virá para o mundo, por causa das suas maldades e armadilhas! É inevitável que estas maldades e xingamentos ocorram, mas infeliz da pessoa por meio da qual a maldade acontece!

Dessa forma, se alguma parte do teu corpo te induz ao erro, corta e joga para longe de ti; pois melhor é viver a vida, mutilado ou aleijado, do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser condenado ao fogo eterno. 
Se um dos teus olhos te induz a errar, arranca, e joga para longe de ti, pois melhor é viver a vida com um olho só, do que, tendo os dois, ser condenado ao fogo que não se apaga.

A Graça e a Verdade


“E o Senhor desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele proclamou o nome “יהוה” (Adonai).
Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: יהוה(Adonai), יהוה(Adonai) אלהים(Elohim - governante), misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em חסד (chessed - Graça) e אמת (emet - Verdade); que guarda a חסד (chessed - Graça) em mil gerações; que perdoa a עון (Avon – iniquidade), e a פשע (pesha – transgressão) e o חטאה(hata’ah – pecado); que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.” Êxodo 34:5-7
“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17


Após o pecado do povo de Israel, na idolatria do bezerro de ouro, Moisés clama a Deus por seu povo, e clama por ver a glória de Adonai.
Deus então o ordena estar sobre um monte, e que ele passaria por Moisés toda a sua bondade. O texto nos diz que, ao passar por Moisés, Deus proclama o seu nome “יהוה” e Moisés então, ao ver a glória de Adonai, proclama o Nome do Senhor, proclama seus atributos, e proclama que com Ele está a “Graça e a Verdade”.
E mais, Moisés proclama que Adonai é quem “guarda” a “Graça” para perdoar a “iniquidade, transgressão e pecado” (em hebraico avon, pesha e hata’ah).
Interessante atentarmos para as palavras “avon, pesha e hata’ah”.
Avon que é traduzido por iniquidade, significa principalmente perversidade, depravação, pecado cometido com intenção, pois se sabia o que estava fazendo, mas foi incitado por sua inclinação carnal, carnalidade aflorada por impulso, paixões carnais que cegam o entendimento momentaneamente.
Pesha que é traduzido por transgressão, significa rebelião, crime; ofensa; pecado constante, no qual o pecador rejeita a soberania de Deus.
E hata’ah que é traduzido por pecado, significa simplesmente “errar o alvo”. Por hata’ah entendemos o erro consciente ou inconsciente.
Em outras palavras Moisés, ao ter a revelação da presença de Adonai, proclama as virtudes de Adonai, e profeticamente anuncia que Adonai é quem detém (guarda) a Graça capaz de perdoar desde o mais simples pecado, até a mais perversa rebeldia e transgressão.
Mais interessante ainda quando entendemos que “emet” que é traduzido por “Verdade” também está relacionado com “juízo”, pois o juízo para ser justo deve ser pautado pela “verdade”.
Assim, de acordo com a declaração de Moisés, além de guardar a Graça perdoadora, Adonai detém a autoridade para julgar e condenar o culpado, pois “ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração”.
Perceba que no verso 7 Moisés está detalhando a “Graça e a Verdade” anunciada no verso 6.
Assim não é errado entendermos que quando Moisés diz que em Adonai está a “Graça e a Verdade”, ele está falando de coisas antagônicas. Ou seja, em Deus está a capacidade de perdoar pecados, como também a autoridade para condenar os pecadores.
Essa declaração antagônica de Moisés nos parece estranha, pois como Deus pode perdoar pecadores e ao mesmo tempo condenar pecadores?
Mas o evangelista João, ao declarar sobre o Messias de Israel, nos traz luz sobre as declarações de Moisés.
O evangelista João nos diz que a “Graça” que estava guardada em Adonai foi manifestada aos homens, que esta Graça veio com Jesus, e juntamente com Ele veio a Graça e a Verdade.
“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17
A Torah, a instrução de Deus para os homens veio por meio de Moisés, mas a Graça e a Verdade anunciada por Moisés na Torah veio, e se manifestou em nosso meio, através de Jesus, o Messias de Israel.
Nele está o perdão de todos os nossos pecados! Através de seu sacrifício expiatório, Jesus nos deu acesso ao perdão de Deus, nos livrou dos nossos pecados, e nos garantiu a aceitação diante do Pai, e o acesso às promessas de Deus a todos os fieis (mesmo tendo sido infiéis).
“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:19-23
Ao mesmo tempo em que Jesus nos trouxe grande salvação, Ele também é Quem trará o juízo de Deus sobre a terra e sobre todos aqueles que rejeitaram a Graça de Adonai.
“Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.” João 5:21-27
Em outro texto de João, temos registrado as palavras de Jesus a Nicodemos, que nos detalha ainda mais o que Moisés disse, profeticamente, ao ver a Shekinah de Adonai:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:16-21
Que sua Fé esteja firmada no Messias de Israel, o Filho de Deus. Que você ouça o chamado de Jesus, arrependendo-se de seus pecados, e passe a viver em justiça, e que a sua poderosa Graça perdoe todos os seus pecados, iniquidades e transgressões.


fonte: http://fesalvacaoeobras.blogspot.com/2015/11/a-graca-e-verdade.html

Pastor que orou pela morte de Paulo Gustavo pede perdão: “Tentei defender a honra de meu Deus”


Após polêmica de orar por morte de Paulo Gustavo, pastor de Alagoas envia carta à imprensa

Monique Mello 

Pastor José Olímpio e Paulo Gustavo Foto: Reprodução

O pastor José Olímpio da Silva Filho, que gerou polêmica ao declarar que orou pela morte do ator Paulo Gustavo ,enviou uma carta à imprensa nesta segunda-feira (19). No comunicado, o pastor pede desculpas pelo que ele classifica como “insensatez” e “defesa da honra de Deus”.

A atitude do pastor acarretou consequências. Além da polêmica nas redes sociais, grupos defensores de direitos humanos, LGBTQIA+ decidiram processá-lo por homofobia.

Além da imprensa, a carta foi destinada ao presidente do Conselho Consultivo e de Ética da Convenção dos Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado de Alagoas. José Olímpio afirma que foi tolo ao escrever o que escreveu, mesmo que, em seu íntimo, não desejasse a morte de ninguém.

– A minha insensatez foi tentar defender a honra de meu Deus, muitas vezes ultrajada de muitos modos e de muitas maneiras e por muitas pessoas, esquecendo-me eu, de que Deus, o Criador do céu e da terra, não precisa de quem defenda a sua honra. Quão tolo eu fui! Por ter escrito a sandice que escrevi, mesmo sem no meu íntimo desejar a morte de ninguém, pois apesar de minhas fraquezas, sou um cristão convicto – diz um trecho da carta.

Em seguida, o pastor profere diversos pedidos de perdão, desde aos familiares de Paulo Gustavo até a membros da igreja.

– Peço mil vezes a todos, desculpas, desculpas, desculpas […] Termino rogando as orações por mim e por minha família – conclui.

Confira a carta na íntegra.

O ator Paulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março, e seu quadro clínico é crítico. Em um comunicado mais recente, a equipe médica comemorou o fato de ter conseguido controlar uma hemorragia.


Paulo Gustavo com os filhos / Foto: Reprodução
O ator com o amigo Marcus Majella / Foto: Reprodução
Paulo Gustavo e a atriz Mônica Martelli / Foto: Reprodução
Paulo Gustavo no cartaz de Minha Mãe é Uma Peça / Foto: Reprodução
O ator sofreu um acidente doméstico no ano passado / Foto: Reprodução
Paulo Gustavo com Ana Maria Braga / Foto: Reprodução
Paulo com o personagem Louro José / Foto: Reprodução
Paulo Gustavo com a apresentadora Angélica / Foto: Reprodução
Paulo e a atriz Heloísa Périssé / Foto: Reprodução
Paulo Gustavo e Giovanna Ewbank / Foto: Reprodução
1 de 10

pleno news

Pastor e amante são presos pela morte da esposa dele



Vítima foi esfaqueada mais de 20 vezes e seu corpo foi jogado em um rio


Gabriela Doria - 22/04/2021 18h58 | atualizado em 22/04/2021 19h13
Mariane Kelly Souza Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, nesta quinta-feira (22), em Itajaí, o marido da mulher de 35 anos que foi encontrada morta à beira de um rio, no último dia 9, com mais de 20 golpes de faca. A investigação aponta que ele foi o responsável por planejar e comandar o brutal crime. A amante do acusado, que é pastor, também foi presa. Ela é apontada como a executora do crime e teria contado com a ajuda do genro. Ambos foram presos em Pernambuco.

O autor do crime, conhecido como Pastor Jota, nega as acusações.

Leia também

1 Mulher de pastor é encontrada morta com as mãos amarradas


Um adolescente também teria participado do crime. Ele e o genro da amante confessaram que ajudaram a matar Mariane Kelly. O menor de idade fugiu para o Recife e seu paradeiro não foi localizado.

Segundo a Polícia Civil, o pastor evangélico e marido da vítima queria ficar com a casa e o patrimônio da esposa. Para isso, ele e a amante contrataram o adolescente e o genro dela para ajudar no crime. Cada um receberia R$ 2,5 mil pela morte da vítima.

De acordo com o portal G1, Mariane saiu do trabalho no dia 8 de abril e pegou uma carona. Seu corpo foi encontrado no dia seguinte, em um rio da região, com marcas de esfaqueamento e as mãos amarradas. O carro usado para dar carona a ela foi encontrado na madrugada do dia 11. A polícia afirma que a própria amante do pastor estaria dirigindo. As duas eram vizinhas, segundo a imprensa catarinense.

A Polícia Civil espera concluir o inquérito e indiciar os criminosos já nos próximos dias. A prisão deles devem ser convertidas de temporárias para preventivas.

pleno news

Pastor vende sacos de lixo para ajudar a pagar contas da igreja

Caso aconteceu em Franco da Rocha

Ana Luiza Menezes - 23/04/2021 16h43 | atualizado em 23/04/2021 16h44
Pastor vende sacos de lixo para ajudar a pagar as contas de sua igrejas Foto: Reprodução/ TV Globo

Em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, o pastor Adalto Oliveira Brito buscou outros meios para manter o Ministério Reviver em Cristo. Quando os cultos presenciais foram proibidos, ele passou a vender sacos de lixo nas ruas da cidade para conseguir conseguir pagar o aluguel do prédio da igreja, que custa R$ 1.100.

A história foi revelada pela equipe do programa Profissão Repórter, da TV Globo. A reportagem foi exibida na última terça-feira (20).

Em um dia de trabalho, Adalto conseguiu vender 13 pacotes e arrecadou R$ 130 para a igreja.

– Se a gente vendesse esses 13 pacotes todos os dias, seria uma bênção de Deus para as nossas vidas – disse o religioso.

A esposa dele também se mobilizou para completar a meta do aluguel. Ela teve a ideia de vender panquecas de frango.

Apesar das dificuldades financeiras e das reuniões interrompidas, Adalto manteve a rotina de orações. Em um caderno, ele guarda o nome de várias pessoas pelas quais os membros da igreja intercedem.

O clamor pelas vidas afetadas pela Covid-19 também foi feito em um monte. A reportagem acompanhou o pastor e um grupo de fiéis em uma trilha mata adentro por 30 minutos.

– Pessoas que se encontram intubadas, pessoas que foram desenganadas pela medicina. Nós sabemos que Deus é o Médico dos médicos – falou o pastor Adalto.

A igreja segue ativa fora das quatro paredes do templo. O religioso levou um grupo para orar também em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Foi assim que ele ofereceu apoio espiritual ao comerciante Wanderson Dias, que estava com os pais internados.

– Você tem que buscar um refúgio, uma saída, uma solução. Através da fé, não importa a igreja, se é evangélica ou católica, não importa a religião, nesse momento você precisa ter o apoio de Deus e de pessoas que escutem você. Às vezes você precisa desabafar, falar ou apenas ouvir: ‘Olha, Deus está cuidando’ – falou o comerciante.

pleno news

Bolsonaro é ovacionado em Manaus e se reúne com pastores


Presidente compareceu a uma série de compromissos durante todo o dia, no norte do país

Monique Mello - 23/04/2021 20h21 | atualizado em 23/04/2021 20h38


Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro se reúne com líderes religiosos / Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro se reúne com líderes religiosos / Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro se reúne com líderes religiosos / Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro se reúne com líderes religiosos / Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro se reúne com líderes religiosos / Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro se reúne com líderes religiosos / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
Presidente Bolsonaro cumpre agenda de compromissos em Manaus (AM) / Foto: Alan Santos/PR
1 de 21

O presidente Jair Bolsonaro esteve em Manaus, nesta sexta-feira (23) com a agenda de compromissos cheia: participou da inauguração do pavilhão do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques; recebeu título de Cidadão Amazonense; participou de reunião com líderes evangélicos e ainda concedeu entrevista ao apresentador Sikêra Júnior.

Logo na chegada, o presidente foi cercado por apoiadores na porta do centro de convenções e chegou a levantar no colo uma criança vestida de policial.

Ao falar sobre a pandemia de Covid-19, disparou críticas ao seu oponente nas eleições de 2018, Fernando Haddad.

– Imaginem essa pandemia com Haddad presidente da República. Estaríamos num lockdown nacional. Graças a Deus isso não aconteceu […]O Brasil começou a sair das garras da nefasta esquerda brasileira.