domingo, 25 de outubro de 2020

Carta aberta aos Cristãos do Mundo todo.

 
Cristãos cubanos se reunindo ao ar livre

Bom dia irmãos. Fraters. Sors. Um bom dia aos cristãos dos continentes e da oceânia. 

Escrevo para dizer que hoje acordei com o coração pesado. Não por algum pecado que eu tenha cometido, mas sim por pensar no que acontece, pra que direção vai a igreja em que faço parte.

Já fui luterano. Batista. Até Igreja da Graça já frequentei. E nunca vi problema nenhum nisso. Porque sempre, desde o inicio, vi que a igreja é mais que isso. Nunca caí na falácia denominacional de que "a minha igreja é a certa", "nossas doutrinas são as certas", "só quem é de tal igreja que vai pro céu"...

Não me considero católico embora os ame. Nem evangélico. Nem mesmo desigrejado. Minha consciência não cabe nessas definições. O que sei é que em cada grupo, denominacional ou não, existem pessoas de Deus. Sim, pessoas. Não existem denominações de Deus. Nem cnpj's. Nem organizações. Existem pessoas. Em todos os grupos que se reúnem no mundo inteiro, existem pessoas de Deus. Elas são do Criador. Ele está nelas. 

Mesmo que mal saibam ler. Mesmo que leiam uma única tradução da Bíblia. Mesmo que seus líderes sejam perversos e corruptos até a raiz. Mesmo que elas acreditem neles. Ali, muitas vezes no meio da lama, existem pessoas de Deus. Mas até quando elas suportarão a lama?

A igreja do Criador precisa fazer auto-crítica. Esse é um dos motivos pelo qual as igrejas sempre são criticadas. No seu dia-a-dia tem muito pouco auto-crítica. Até quando os cristãos estarão amarrados em currais chamados denominações? Agindo como se fossem irmãos apenas daqueles que tem sua tradição religiosa? Membro da denominação y só se relaciona com membro da denominação y. Tem muita gente assim sabiam? Até quando colocaremos o Criador em uma caixinha e diremos: Aqui ele não está. Ali ele está! 

Amados aprendamos juntos: O Criador está em todos os lugares. Ele não é limitado nem pelo espaço, o tempo, ou a matéria. E que fique bem esclarecido: Quando digo "igreja" me refiro unica e exclusivamente a pessoas. Nunca, jamais, em hipótese nenhuma, na minha boca ou nos meus dedos igreja é igual a templo. Jamais! Igreja sua, mas não precisa passar tinta nela. Igreja sente dor, mas não precisa fazer o reboco. Igreja canta, mas não precisa de aparelho de som potente. Isso são coisas e não valores. Igreja tem fome. Mas não come do dízimo. 

Igreja são pessoas, nunca coisas. 

Tendo isso em mente, prossigo. Proliferam os líderes religiosos pedófilos. Em todas as denominações tem ao menos um caso. Estelionatários. Estupradores. Torturadores. Políticos. Corruptos. Brandem suas Bíblias e vendem o rebanho em troca de privilégios e mensalões. Jesus avisou que haveriam escândalos. Assassinos. Matricidas. Patricidas. Preferindo até mesmo matar o conjuge do que divorciar. Seria melhor não casar então. 

Vivemos uma era de uma igreja rica e materialista. Temos rádios. Jornais. Sites. Canais de tv. Congressistas. Senadores. Os cristão amam mais os carros. As piscinas. As fachadas dos templos com suas fotos. Os ternos caros. As viagens a Israel. Seus status. Convertidos famosos. 

Todos os dias nas redes sociais se debate teologia. Todo dia alguém é chamado de Herege. Mas sob qual ponto de vista? Não existe uma teologia. Existem milhares!!!!!!!!!!!! Então sob qual ponto de vista alguém é um herege? Deixo aqui um conselho: Não chame ninguém de herege. Amanhã vc pode acordar e descobrir que o herege é vc!

Por todos os lugares só vejo ódio e mais ódio e mais ódio. Os cristão em geral fazem rodízio de ódio. Só existe coisas ruins na igreja? Claro que não. Existe gente de Deus, gente do bem, gente que vibra na mesma frequência do Criador. Existe o sal da terra e a luz do mundo. Penso que tirando o joio e os inertes, existem pessoas cristãs que são cheias do Criador. Veja bem: errar, erramos todos. Mas praticar a maldade não é a regra na igreja de Deus. Não seja tolo de comparar, por exemplo, um cristão que tem dificuldades de parar de fumar, com outro que estupra. Um erra. O outro pratica maldade. Um se prejudica a si mesmo. O outro sacrifica, oprime e machuca o próximo. Não faça a tolice de colocar estes dois casos em pé de igualdade. Não seja como aqueles que coam o mosquito e deixam passar o camelo!

As eleições se aproximam em vários países no mundo. Não se engane, nem seja ingenuo: Desconfie de quem usa a Bíblia para entrar na política! São os piores. São os que mais envergonham a Verdade. São os que mais fazem barulho dizendo: eu sou de Deus! E depois seus crimes os denunciam. 

Escrevo esta carta porque acredito que o momento está chegando. As placas vão cair. O filho do Criador será mais que nunca conhecido por sua humanidade, solidariedade, por seu amor. Nem pela roupa que usa, nem pelos templos suntuosos, nem pelas belas canções. Tudo isso vai acabar. A igreja está lenta e gradualmente saindo dos templos e voltando pras ruas. Olhando as pessoas. 

A igreja no mundo inteiro precisa de novo voltar a simplicidade. Sem liturgias. Sem dogmas. Sem rituais. Porque a igreja que o Messias, o Criador Encarnado criou, não tinha nada disso. Estava nas casas de pau a pique. Nas praias. Nos bosques. Sem luxo. Sem ar condicionado. Sentados no chão e comendo pão e peixe. Porque eu te digo: numa reunião da igreja, sem luxo, sem show, sem massagem no ego, sem pirotecnia e hipnotismo, sem roupas caras, só os verdadeiros vão. 

Pensem nisso.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário