domingo, 16 de fevereiro de 2020

Mateus 18 em 3 traduções: Bocodex, NTLH e King James. O inferno não existe! E agora?



Nesse capítulo do evangelho de Mateus temos duas revelações importantes: 
1) Quem não perdoa a dívida do seu irmão vai pro inferno.
2) O inferno não existe! 
Calma! Antes que vc decida me queimar como herege, vamos pensar e refletir sobre o que acabamos de ler no evangelho. Primeiro de tudo é preciso perdoar sempre. Isto não é negociável. Só é perdoado pelo Criador quem perdoa seu próximo. Esse princípio ensinado aqui pelo Criador encarnado é eterno. Ele espera de nós reciprocidade. Mas o que é perdoar? Muita gente acha que perdoar é uma atitude emocional. Tipo assim: só perdoei a pessoa se eu não tiver mais emoções negativas em relação a ela. Nem mágoa, nem rancor, nem tristeza, nem dor. Essas emoções são ruins. É muito desagradável tê-las. Mas não é a reação emocional que define o perdão. O QUE DEFINE O PERDAO É A AUSENCIA DE VINGANÇA OU BUSCA DA JUSTIÇA SEM MISERICORDIA. 
Mesmo que suas emoções estejam feridas, se vc não se vingar nem punir a pessoa pelo ato cometido, isso é perdão. De onde tirei essa definição? Leia atentamente a parábola. Aqui ela apresenta o perdão como uma decisão racional. Não emocional. Compaixão é emoção? Pode envolver emoção. Mas é razão antes de tudo. 
2) O inferno não existe. Como assim? 
Desde crianças fomos ensinados que se formos maus iremos para o inferno. O que é o inferno? Segundo a religião nos diz, é um lugar que vamos depois da morte, onde vive satanás, é cheio de demônios, que são monstros horrendos e lá eles torturam as pessoas por toda a eternidade. Para sempre. Isso é o que somos ensinados desde crianças. Os adultos falavam do inferno e nossas almas se enchiam de medo. Imagina sofrer e queimar para sempre? Segundo a religião quem vai para o inferno? Quem fuma, bebe, joga, leva vida promíscua, mata, rouba, etc. Vou publicar daqui a alguns minutos um estudo específico sobre a criação do inferno. Nessa meditação quero esclarecer pq o inferno foi criado. O INFERNO FOI CRIADO PARA CONTROLAR E MANIPULAR AS PESSOAS PELO MEDO. 
Isso mesmo. Pesquisando história da igreja vc descobre que ele foi criado na idade média para turbinar a venda de Indulgências plenárias, o perdão papal. Para entender sobre isso leia o estudo que publicarei a seguir. Pq o inferno foi criado? Pq de modo geral as pessoas só tentam ser corretas ou boas por medo de alguma punição. Mas o Criador aceita obediência por medo? Obediência por medo é virtude? Penso que não. 
Aí vc pensa: Então quem faz o mal fica impune já que o inferno não existe? De maneira nenhuma. O Criador é justo. Não existe impunidade com o Criador. Mas ele é justo na forma de punir. Pune de modo proporcional a ofensa cometida. Pune de acordo com o tamanho da dívida. Mas não pune para sempre, eternamente, sem fim. Quando a dívida é paga a pessoa é liberada. Existe o Sheol. Para entende-lo leia o estudo a seguir sobre o Sheol. Lembre-se o que diz o Messias na metáfora: Ele não diz para sempre. Diz, até que a dívida seja paga. 
Devemos ser bons por medo do inferno ou do sheol? Não. Devemos ser bons pq somos filhos do Criador. Pq buscamos ser como nosso Pai é. Pq a bondade traz alegria e prazer ao nosso próximo. E o que fazemos ao nosso próximo, fazemos ao Criador. Se somos filhos de Deus, amamos como ele ama. E se amamos como ele ama, nos aperfeiçoamos e nos tornamos pessoas melhores, parecidas com Ele. Faça o bem não por medo da punição, mas sim pela alegria de promover felicidade. Quando fazemos o bem, todos, inclusive o Criador, ficam satisfeitos e felizes. Quem vive dessa forma, perdoando, não se vingando, nem pagando o mal com o mal, vive como o Criador vive e estará para sempre com Ele, sem temer nada. Nem nessa vida e nem na eternidade. Essa é a compreensão que tenho. Espero que ela te abençoe de alguma forma. Bom domingo. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário