quinta-feira, 4 de maio de 2017

CRENTES CARNAIS







Pr. José Antônio Corrêa



INTRODUÇÃO:

1. Todos os crentes deveriam ser cheios do Espírito Santo no momento da conversão, assim como Paulo, At 9.17-18. Mas, infelizmente, muitos ainda são controlados pela carne. Não vivem como mortos e ressurretos para a vida nova em Cristo Jesus.

2. Os cristãos de Corinto, eram um exemplo:

a. 1 Co 3.1-3. Aqui Paulo, divide os crentes em duas classes: O Crente espiritual e o carnal. Os espirituais, são os crentes normais e os carnais são os anormais.

b. A regeneração bíblica, é o novo nascimento, pelo qual a parte interior do ser humano, o seu espírito, é renovado e habitado pelo Espírito Santo de Deus, Rm 8.16. Demora algum tempo para que o poder desta nova vida alcance o exterior, ou seja sua alma e seu corpo. Por isso, quando nascemos em Cristo somos ainda bebes.

c. Os bebes ainda são carnais, pois não conhecem o suficiente sobre a carne para ser liberto totalmente pelo Espírito de Deus.

d. A Bíblia não espera que os crentes novo sejam espirituais instantaneamente, mas depois de um certo tempo, precisamos ser transformados de carnais em espirituais. Não podemos nos tornar bebes idosos.

3. Quais as razões para o não crescimento?

a. Negligência dos que ensinam. Falam muito sobre a graça de Deus, sua salvação, mas falham em encorajar os crentes a buscar experiências com o Espírito Santo. Pode ser que estes ensinadores, são também bebes.

b. Pode ser que os próprios crentes não tenham interesse no crescimento espiritual. Acabam se contentando apenas com a salvação, e não têm apetite espiritual, não desejando pagar o preço para o desenvolvimento.

4. "VEJAMOS ALGUNS PONTOS SOBRE ESTE ASSUNTO":

I - CARACTERÍSTICAS DOS CRENTES CARNAIS

1. Possuem uma longa permanência como bebês, 1 Co 3.1, 3. Devemos entender que fomos crucificados com Cristo e que o Espírito Santo pode nos libertar da carne, Hb 5.12sess.

2. Os carnais são incapazes de absorver o ensino espiritual, 1 Co 3.2:

a. Os Coríntios, se orgulhavam de sua sabedoria e conhecimento. Esta Igreja talvez, fosse a mais informada da época de Paulo. Paulo reconheceu isto no início de sua Carta, 1 Co 1.5.

b. Porém, o seu conhecimento era apenas um conhecimento mental. Eles não tinham o poder de expressar em vida o que conheciam.

c. Podemos adquirir conhecimentos a ponto de pregarmos a outros, mas continuaremos sendo carnais, inúteis, para absorvermos espiritualidade.

d. A condição indispensável é um caminho de obediência ao Espírito Santo, pois somente Ele nos ensina verdadeiramente, Jo 14.26.

e. A transmissão de conhecimento de uma mente para outra, não nos fará de uma pessoa carnal, alguém espiritual. Pelo contrário, sua vida carnal, transformará todo o "conhecimento espiritual", naquilo que é carnal. O aumento do ensino "espiritual", apenas fortalecerá sua carnalidade e servirá para enganá-lo, imaginando-se como sendo espiritual. Diz para si mesmo: "Como poderia "eu", saber tantas coisas, se não fosse espiritual?".

f. O conhecimento, sem vida prática, é produto apenas da mente e aumenta a nossa carnalidade.

4. O pecado da inveja e contenda, 1 Co 3.3. O pecado da inveja e da contenda, é prova eminente de carnalidade:

a. As dissenções eram frequentes na Igreja em Corinto, 1Co 1.10-13.

b. Até mesmo os do partido de Cristo estavam incluídos entre os carnais, pois o espírito da carne é sempre em todo o lugar, invejoso, divisionista e contencioso.

c. As divisões na Igreja não são motivadas por outra razão, senão pela falta de amor e o andar na carne.

CONCLUSÃO:

1. É natural que o homem não regenerado, seja carnal.

2. É natural também que o crente novo seja carnal.

3. Mas e o crente velho? Deve ser espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário