quinta-feira, 23 de março de 2017

O QUE É O DOM DE PROFECIA?









O QUE É O DOM DE PROFECIA?



Popularmente, profecia é tida como prever o futuro, o que não está errado (At 20.23; 21.10,11; 1Ts 4.15-17; 2Ts 2.3,4). Mas não se trata apenas disso. Em sua essência, a profecia, no sentido bíblico, envolve pregação, exortação e explicação da vontade de Deus (At 15.32; 19.06, 1Co 14.03, Ap 19.10). E o dom de profecia é claramente mencionado em 1Co e Efésios como um dos dons do Espírito Santo e de Cristo para a Igreja (1Co 12.4-11, Ef 4.11). além disso, é para ser usado para benefício dos cristãos (1Co 14.22).
Na Igreja primitiva, o dom da profecia não era incomum e foi um dos resultados do derramamento do Espírito Santo de Deus (At 2.17-21). O livro de Atos dos Apóstolos menciona poucos profetas cristãos (At 13.1; 15.32), mas um deles era Ágapo, cuja função era semelhante a de um profeta do Antigo Testamento, o qual realizava atos simbólicos e previsões de eventos vindouros (1Rs 11.29-32; Is 20.2-6; Jr 13.1-11; Ez 4.1-17).
As mulheres também profetizavam. No Antigo Testamento, a maioria dos profetas era homens, mas muitas mulheres também eram. Exemplos: Miriã, Débora e Hulda (Êx 15.20; Jz 4.4; 2Rs 22.14-20). No Novo Testamento, o dom de profecia era dado tanto a homens como a mulheres, jovens e velhos (At 2.17, 18). O evangelista Filipe era pai de "quatro filhas donzelas, que profetizavam" (At 21.8,9). O apóstolo Paulo também reconheceu este dom em algumas mulheres cristã (1Co 11.5).
No entanto, toda profecia deve sempre ser posta à prova, e a Bíblia adverte fortemente os cristãos acerca de falsos profetas (1Ts 5.19-21; 1Jo 4.1; Ap 2.20-23). Quando esse dom é usado fielmente e em submissão à Palavra de Deus e ao Seu Espírito, a profecia ajuda a igreja a determinar a vontade de Deus e inspira Seu povo a usá-lo.
*A maioria das religiões cristãs acredita que somente Deus pode ver o futuro e muitas vezes é o desejo de Deus revelar fatos futuros ao homem. Para isso, Deus usava e ainda usa até hoje homens que recebem as suas revelações e as transmite por forma oral e/ou escrita. A crença que Deus fala aos homens sobre fatos vindouros está fundamentada em muitos textos da Bíblia tais como:
Lembrem do que aconteceu no passado e reconheçam que só eu sou Deus, que não há nenhum outro como eu. Desde o princípio, anunciei as coisas do futuro; há muito tempo, eu disse o que ia acontecer. Afirmei que o meu plano seria cumprido, que eu faria tudo o que havia resolvido fazer.
Por acaso, o SENHOR Deus faz alguma coisa sem revelar aos seus servos, os profetas?
Na manhã seguinte, todos se levantaram cedo e foram para o deserto de Tecoa. Ao saírem, Josafá ficou de pé e disse: - Povo de Judá e moradores de Jerusalém, escutem! Confiem no SENHOR, seu Deus, e estarão seguros; confiem nos profetas dele, e tudo o que vocês fizerem dará certo.
Deus diz ao seu povo: "As coisas que prometi no passado já se cumpriram, e agora vou lhes anunciar coisas novas, para que vocês as saibam antes mesmo que elas aconteçam."
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
ProfeciaTexto Bíblico
Destruição do Mundo com o Dilúvio Deus disse a Noé: - Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência.. - Gênesis 6:13
Destruição de Sodoma e Gomorra Aí o SENHOR disse a Abraão: - Há terríveis acusações contra Sodoma e Gomorra, e o pecado dos seus moradores é muito grave. Preciso descer até lá para ver se as acusações que tenho ouvido são verdadeiras ou não... - Gênesis 18:20-21
Destruição de Jerusalém e do seu Templo Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse: -Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra. - Lucas 21:5 e 6

Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
E ele respondeu: - Agora, Daniel, você pode ir embora, pois tudo isso deve ficar em segredo até o fim. Muitos serão postos à prova, e com isso se purificarão, e se aperfeiçoarão. Os maus continuarão na sua maldade, e nenhum deles entenderá o que está acontecendo, mas os sábios entenderão


Muitas profecias bíblicas estão no passado e já são tomadas pelos cristãos como cumpridas. Segundo os cristãos, nenhuma profecia da Bíblia falhou, mas existem algumas que ainda estão por se realizar. Entre as profecias bíblicas já cumpridas podemos citar:
Algumas vertentes cristãs acreditam que nem todos os livros da Bíblia estão escritos de maneira literal. Segundo estas, alguns livros apresentam textos que usam uma linguagem simbólica para apresentar profecias que seriam cumpridas muito tempo depois do livro ser escrito. Um dos maiores profetas da Bíblia foi Daniel. O livro de Daniel apresenta relatos sobre o fim do mundo, monstros e também anjos. Segundo algumas denominações cristãs, certas partes deste livro foram escritas com uma linguagem propositalmente simbólica e que requer uma maior busca para sua compreensão. Muitos estudiosos e teólogos defendem a idéia de que os profetas, inspirados por Deus, escreveram estes textos de maneira figurada, pois não era o desejo de Deus que fossem entendidos naquele tempo. Esta tese é baseada em textos bíblicos como abaixo:
Os mesmos estudiosos defendem a ideia de que a própria Bíblia pode ser usada para compreender as profecias nela contidas. Existem 3 distintas linhas na interpretação de profecias bíblicas, a Interpretação Preterista, Interpretação Futurista e a Interpretação Historicista. Os historicistas acreditam que existem algumas profecias, como as escritas por Daniel (Profecia da Estátua de Nabucodonosor e a Profecia dos 4 animais) que são profecias parcialmente cumpridas e que em breve estarão totalmente realizadas. Ou seja, estas profecias estão sendo cumpridas durante a história da humanidade, chegando até mesmo aos nossos dias e nos remetem a fatos futuros que ainda não aconteceram.
A interpretação preterista entende que todas as profecias descritas já ocorreram, não restando nenhum resquício para ser cumprido posteriormente ao fechamento do relato bíblico. A interpretação futurista defende que, alem da situação local a que a profecia se referia, ainda que já cumprida historicamente, há conteúdo místico e intertemporal nela, podendo sugerir que os mesmos fatos descritos se refeririam a acontecimentos localizados no futuro, sendo que se diferenciam dos historicistas justamente por afirmarem que todas as profecias ainda podem ser projetadas para o futuro e não apenas algumas.*

Pintura do profeta Moisés





ESTUDANDO 1 CORÍNTIOS 14.1,2


O dom de falar em línguas havia criado desordem na igreja de Corinto. Os membros estavam usando-o como sinal de superioridade espiritual em vez de uma forma de unidade espiritual. Por isso, Paulo confrontou esse uso egoísta do dom de línguas.
As opiniões divergem quanto ao que Paulo quis dizer exatamente com "língua estranha". Alguns acreditam que isto refere-se a idiomas que uma pessoa não conhecia antes. Outros estudiosos, no entanto, afirmam que refere-se a uma linguagem "celestial". É mais provável que língua" seja uma referência a linguagem desconhecidas por todos - a língua dos anjos (1Co 13.1)
Paulo apresenta vários argumentos sobre falar em línguas: é um dom espiritual de Deus (1Co 14.2); é um dom desejável, mas não um requerimento de fé (1Co 12.31); e é menos importante que a profecia (1Co 14.4).
Os cristãos precisam de unidade e amor para falar em línguas. Eles não devem buscar o crescimento espiritual à custa de pessoas perdidas e magoadas. Ficar mais preocupado com o próprio crescimento coloca de lado o verdadeiro desejo do Espírito e abandona aqueles que precisam de encorajamento. É falhar em amar o próximo - que deveria ser o nosso maior objetivo. Os dons espirituais são benéficos apenas quando são utilizados adequadamente para ajudar o próximo na igreja.


* Parte desse texto foi tirado do Wikipédia.


Viste também:
Os Profetas
Até a próxima. Fiquem todos na Paz!






fonte:
http://abibliarespondenocostumes.blogspot.com.br/2015/05/o-que-e-o-dom-de-profecia.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário