segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Refutando calúnias contra Martinho Lutero



Eu sempre costumo dizer que a nossa fé evangélica não está edificada sobre Lutero, Calvino, Zwinglio ou qualquer outro reformador protestante do século XVI. Mesmo se Lutero fosse mesmo um alemão bêbado e adúltero que cometeu suicídio, eu responderia com um grande: eeeeeeeeeee daí? Temos dezenas, senão centenas de papas que foram muito piores. Temos uma enorme lista de papas que foram assassinos, pedófilos, sodomitas, estupradores, incestuosos, racistas, escravocratas, anti-semitas, torturadores, misóginos e facínoras sedentos de sangue (alguns dos quais o leitor pode conferir clicando aquiaqui), e mesmo assim os católicos não deixaram de ser católicos por causa disso. Ao contrário: continuam chamando a criatura de “Santo Padre” (note que nenhum evangélico é tão cínico ao ponto de chamar Lutero de “o Santo Lutero”).

Os papistas não conseguem entender que nós não consideramos Lutero infalível, como eles consideram os papas deles. Nós somos honestos e humildes o suficiente para admitir o óbvio: que Lutero era tão humano, mortal, pecador e falível quanto qualquer um de nós. E que, mesmo tendo os seus erros, exerceu um papel proeminente e fundamental nas denúncias da apostasia romana e restaurou boa parte das doutrinas bíblicas, que já tinham sido abandonadas há muito tempo. A conduta e a vida particular de Lutero não influenciam a vida dos evangélicos do século XXI. Sua doutrina, sim.

A razão pela qual os “apologistas” católicos estão sempre tão desesperados em caluniar Lutero é porque eles sabem que tem que desviar a doutrina para o lado pessoal. Eles sabem que no campo doutrinário são massacrados. Então eles vão para o pessoal. Querem retratar Lutero como um monstro satânico e o maior pecador de todos os tempos, pensando que assim irão escandalizar um evangélico e afastá-lo da doutrina cristã e bíblica. Um evangélico minimamente instruído sabe o quanto essa estratégia papista é estúpida e que não serve para enganar ninguém.

Evangélicos não seguem Lutero, seguem Jesus. Lutero, assim como qualquer outro ser humano do mundo, deve ser ouvido somente na medida em que seu discurso condiz com as Escrituras, com os ensinos de Jesus. Até o apóstolo Paulo, ao invés de simplesmente dizer “sejam meus imitadores”, fazia questão de dizer aos coríntios: “sejam meus imitadores, como eu o sou de Cristo”(1Co.11:1). Em outras palavras, a “imitação” a Paulo estava condicionada à sua obediência a Cristo. Se Paulo pecasse (e ele era humano), não era para os coríntios seguirem essa conduta. Da mesma forma, se Lutero errou, não precisamos seguir seus erros.

Papistas têm uma dificuldade incrível em entender isso, porque há uma diferença abismal entre o trato dos evangélicos para com Lutero e o trato dos papistas para com o papa. A obediência dos evangélicos a Lutero é condicional à obediência deste à Cristo, enquanto a obediência dos católicos ao papa éincondicional, pelo pressuposto da infalibilidade, segundo o qual o papa não pode errar em matéria de fé. Mas eles pensam que Lutero é para nós o que o papa é para eles. É por isso que os apologistas caluniadores a serviço de Roma insistem na presunção de que derrubando Lutero eles derrubam o protestantismo, como se a validade da doutrina protestante dependesse da “infalibilidade” de Lutero, a qual nenhum protestante jamais creu – nem o próprio Lutero, por sinal.

Quando uma calúnia inventada por eles fracassa, eles são rápidos em inventar calúnias novas, substituindo e atualizando seu arsenal de injúrias e difamações. Tente dar uma lida no que os sites católicos dizem sobre a morte de Lutero. Uns dizem que ele se arrependeu no final da vida e voltou ao catolicismo romano. Outros dizem que ele se matou. Outros dizem que ele morreu em um bar, de tanto beber. Daqui a pouco eles vão dizer que Lutero se converteu ao catolicismo carismático e gravou um CD com o padre Marcelo. Eu não duvido.

A verdade é que estes doutrinadores papistas estão tão desesperados em inventar calúnias novas que nem se dão conta de refutar as que já foram inventadas antes e que contradizem a nova versão. Eles são divertidos. Hilários. Para que se faça justiça, cabe ressaltar que em meio a tantas calúnias diferentes e autocontraditórias sobre a morte de Lutero, o site católico Veritatis Splendor surpreendentemente disse que Lutero morreu de... causas naturais! Sim, eles não se decidem mesmo.

Você vai a um site católico e eles dizem que Lutero aceitava os livros apócrifos porque os incluía em sua versão da Bíblia, e então vai a outro site católico e este outro site vocifera contra Lutero dizendo que ele “arrancou sete livros da Bíblia”. Ora, decidam-se de uma vez: Lutero aceitava os apócrifos ou ele “mutilou a Bíblia”? O mais engraçado de tudo é quando essas duas acusações diferentes e contraditórias entre si são feitas por um mesmo site, por um mesmo autor e num mesmo artigo! Sim, acredite. O orkuteiro Evaldo Gomes escreveu um artigo hilário sobre o cânon bíblico onde diz que Lutero cria na “antiguidade e canonicidade” dos apócrifos, e no parágrafo final do mesmo artigo afirma que ele adotou um cânon “farisaico” (risos) sem os apócrifos. O desespero deles em caluniar Lutero é tão grande que dá luz a distúrbios bipolares.

Mesmo eu não dando a mínima para as calúnias deles, e mesmo considerando inútil qualquer tentativa de desmoralizar a pessoa de Lutero, é bom colocar um ponto final em tantas aberrações inventadas por eles, por questão de justiça e não por questão de necessidade. Neste quesito, os apologistas cristãos norte-americanos estão muito à frente dos apologistas cristãos brasileiros. Há blogs destinados inteiramente a refutar as calúnias católicas que são despejadas covardemente sobre Lutero. Abaixo listarei algumas destas refutações na tabela que se segue.

A CALÚNIA
A REFUTAÇÃO
“Lutero foi o precursor de Hitler”
Link 1 | Link 2 | Link 3 | Link 4
“Lutero não acreditava em Deus”
“Lutero não está apto para ensinar nas universidades de hoje”
“Lutero mandou matar os camponeses”
“Lutero disse para os cristãos pecarem”
“Lutero foi contra o uso da razão”
“Lutero voltou ao catolicismo no fim da vida”
“Lutero se suicidou”
“Lutero era ocultista”
“Lutero pregou em favor da embriaguez”
“Lutero era um polígamo”
“Lutero tinha um cânon pessoal e retirava livros da Bíblia”
“Lutero era um mulherengo”
“O pai de Lutero era um assassino”
“Lutero foi abusado quando criança”
“Lutero contradizia o princípio de Sola Scriptura na prática”
“Lutero era contra as boas obras, porque ensinava a justificação pela fé”
“Lutero traduziu mal o texto de Romanos 3:28, acrescentando a palavra ‘somente’”
Link 1 | Link 2 | Link 3 | Link 4 | Link 5
“Lutero inventou a doutrina da justificação somente pela fé”
“Lutero odiava os judeus”
“Lutero era mariólogo”
Link 1 | Link 2 | Link 3 | Link 4 | Link 5 | Link 6 | Link 7 | Link 8 | Link 9 |Link 10 | Link 11 | Link 12
“Lutero alterou o texto de Gênesis 3:15”
“Lutero cria na assunção de Maria”
Link 1 | Link 2 | Link 3 | Link 4
“Lutero se considerava infalível”
“Lutero disse que os evangélicos estavam sete vezes pior do que eram antes”
“Lutero xingava enquanto orava”
“Lutero disse que Satanás o convenceu de que a missa não era um verdadeiro sacrifício”
“Lutero se considerava um profeta”
“Lutero disse que há tantas seitas quanto cabeças”
“Lutero disse que Jesus cometeu adultério”
“Lutero rejeitava o livro de Ester”
“Lutero odiava Moisés e o mandou à forca”
“Lutero escreveu uma carta ao papa Leão X, onde diz que a voz do papa é a voz de Cristo”
“Lutero disse que a Sola Scriptura teve um efeito devastador”
“Lutero era assassino”
Link 1 | Link 2 | Link 3 | Link 4
“Lutero disse que a história de Jonas é monstruosa”
“Lutero odiava Zwinglio e comemorou a sua morte”
“Lutero morreu em condição espiritual patética”
“Lutero disse que se o mundo durar muito tempo será necessário voltar aos concílios”
“Lutero achava que o livro de Macabeus era canônico”
“Lutero cria no purgatório”
“Lutero tirou Macabeus do cânon porque ensina o purgatório”
“Lutero rejeitava o livro de Tiago e o considerava uma carta de palha”
“Lutero odiava os Pais da Igreja”
“Lutero era possuído pelo demônio”

Estes são apenas alguns artigos, há muito mais do que isso no blog de James Swan, de onde foi tirado a maioria dos textos. É lógico que os papistas não vão desistir. Eles são incansáveis na arte da calúnia e da mentira. Só existe uma quantidade tão grande de calúnias porque as anteriores foram refutadas, o que vai gradualmente aumentando o número de novas difamações, numa tentativa infame de substituir as calúnias anteriores que já foram desmascaradas. Os ataques histéricos dos papistas contra Lutero não vão acabar, porque a mentira é tudo o que deveríamos esperar de um sistema religioso papal que, em si mesmo, já é uma mentira.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário